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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24785
Tipo: | Tese |
Título: | Representações sociais de masculinidade de estudantes do ensino médio de Pernambuco |
Autor(es): | Almeida, Edson Leandro de |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese se define como as representações sociais de masculinidade no interior das relações de gênero, entendidas as relações de gênero como construção cultural de uma forma básica de relações de poder, e as masculinidades como formas de identidade, múltipla, complexa e interseccionada. As masculinidades têm sido objeto de pesquisas nos diversos campos da produção do saber, especialmente aquelas orientadas pela teoria feminista. Porém, são poucos os estudos que correlacionam representações sociais e masculinidade, bem como os que enfocam as representações sociais de masculinidade de estudantes do Ensino Médio – e na vertente estruturalista são inexistentes. O conceito de representação social (RS) é compreendido, a partir de Serge Moscovici e Denise Jodelet, como uma forma de conhecimento socialmente elaborado e partilhado, que orienta a comunicação e a ação, e concorre para a construção de uma realidade comum a um grupo social. Assim, o objetivo da tese é identificar as representações sociais que jovens estudantes do Ensino Médio do Estado de Pernambuco têm das masculinidades, localizando seus possíveis elementos centrais e periféricos, numa perspectiva interseccional. Os objetivos específicos compreendem: levantar as representações sociais de masculinidades de estudantes do Ensino Médio no estado de Pernambuco; delimitar os elementos centrais e periféricos das representações de masculinidades, segundo o modelo analítico de Jean-Claude Abric, e suas implicações; distinguir, a partir da interseccionalidade, possíveis representações sociais singulares de masculinidade; indicar os elementos componentes do núcleo central da representação social predominante de masculinidade de estudantes do Ensino Médio em Pernambuco. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem metodológica mista, qualitativa e quantitativa, de tipo aplicada. A produção do material empírico se deu a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), aplicada através de questionário em cascata online e de entrevista estruturada online. Participaram da pesquisa 121 estudantes do Ensino Médio de oito cidades do interior de Pernambuco. Os resultados indicam que suas representações sociais de masculinidade são estruturadas em torno dos elementos homem, machismo e força. E, ainda, que as identidades marcadas pela diversidade sexual e diversidade religiosa possuem, muito provavelmente, uma representação de masculinidade diversa do grande grupo, especialmente na exclusão do elemento homem como central. A heterossexualidade, para o grupo pesquisado, não se apresentou como elemento saliente da masculinidade. A compreensão da estrutura da representação social de masculinidade é um importante recurso de implementação de políticas, projetos e programas voltados para a questão das masculinidades no interior das relações de gênero na escola. A tese sugere a necessidade de novas pesquisas para melhor verificação do núcleo central e sistema periférico das representações sociais de masculinidades em estudantes da educação básica, especialmente os grupos identificados com marcadores de diferença, como orientação sexual, espiritualidade e raça/etnia. |
Abstract: | The object of study of this thesis is defined as the social representations of
masculinities within gender relations, understood as gender relations as a cultural
construction of a basic form of power relations, and masculinities as forms of
identity, multiple, complex and intersected. Masculinities have been the object of
research in the various fields of knowledge production, especially those guided
by feminist theory. However, there are few studies that correlate social
representations and masculinities, as well as studies that focus on the social
representations of masculinities of high school students, and in the structuralist
aspect they are non-existent. The concept of social representation (SR) is
understood, in this research, from the definition given by Moscovici and Jodelet,
a form of knowledge, socially elaborated and shared, having an objective
practical and contributing to the construction of a common reality to a social
group. Thus, the objective of the thesis is to identify the social representations
that young high school students in the State of Pernambuco have of
masculinities, locating their possible central and peripheral elements, in an
intersectional perspective. The specific objectives include: raising the social
representations of masculinities of high school students in the state of
Pernambuco; to delimit the central and peripheral elements of masculinity
representations and their implications; distinguish, from intersectionality, possible
singular social representations of masculinity; to indicate the components of the
central nucleus of the predominant social representation of masculinity of high
school students in Pernambuco. This research is characterized by a mixed,
qualitative and quantitative applied methodological approach. The production of
empirical material was based on the Free Word Association Technique (TALP),
applied through an online cascade questionnaire and structured interview. 121
(one hundred and twenty-one) high school students from eight cities in the interior
of Pernambuco participated in the research. The results indicate that their social
representations of masculinities are structured around the elements man,
machismo and strength. And also that identities marked by sexual diversity and
religious diversity have, most likely, a representation of masculinity different from
the large group, especially in the exclusion of the male element as a central
element. Heterosexuality, for the researched group, did not present itself as a
salient element of masculinity. Understanding the structure of the social
representation of masculinity is an important resource for the implementation of
policies, projects and programs aimed at the issue of masculinities within gender
relations at school. The thesis suggests the need for further research to better
verify the central core and peripheral system of social representations of
masculinities in basic education students, especially groups identified with
markers of difference, such as sexual orientation, spirituality and race/ethnicity. RESUMEN. El objeto de estudio de esta tesis se define como las representaciones sociales de la masculinidad dentro de las relaciones de género, entendidas como relaciones de género como construcción cultural de una forma básica de relaciones de poder, y las masculinidades como formas de identidad, múltiples, complejas y entrecruzadas. Las masculinidades han sido objeto de investigación en los diversos campos de la producción de conocimiento, especialmente en los orientados por la teoría feminista. Sin embargo, son pocos los estudios que correlacionan las representaciones sociales y la masculinidad, así como los que se centran en las representaciones sociales de la masculinidad de los estudiantes de secundaria -y en el aspecto estructuralista son inexistentes. El concepto de representación social (RS) se entiende, desde Serge Moscovici y Denise Jodelet, como una forma de conocimiento socialmente elaborado y compartido, que orienta la comunicación y la acción, y contribuye a la construcción de una realidad común para un grupo social. Así, el objetivo de la tesis es identificar las representaciones sociales que los jóvenes estudiantes de secundaria del Estado de Pernambuco tienen sobre las masculinidades, ubicando sus posibles elementos centrales y periféricos, en una perspectiva interseccional. Los objetivos específicos incluyen: elevar las representaciones sociales de las masculinidades de los estudiantes de secundaria en el estado de Pernambuco; delimitar los elementos centrales y periféricos de las representaciones de la masculinidad, según el modelo analítico de Jean-Claude Abric, y sus implicaciones; distinguir, desde la interseccionalidad, posibles representaciones sociales singulares de la masculinidad; señalar los componentes del núcleo central de la representación social predominante de la masculinidad de los estudiantes de secundaria de Pernambuco. La investigación se caracteriza por un enfoque metodológico mezclado, cualitativo y cuantitativo, de tipo aplicado. La producción de material empírico se basó en la Técnica de Asociación Libre de Palabras (TALP), aplicada a través de un cuestionario en cascada en línea y una entrevista estructurada en línea. Participaron de la investigación 121 estudiantes de secundaria de ocho ciudades del interior de Pernambuco. Los resultados indican que sus representaciones sociales de la masculinidad se estructuran en torno a los elementos hombre, machismo y fuerza. Y también que las identidades marcadas por la diversidad sexual y la diversidad religiosa tienen, muy probablemente, una representación de la masculinidad diferente al gran grupo, especialmente en la exclusión del elemento masculino como central. La heterosexualidad, para el grupo investigado, no se presentó como un elemento saliente de la masculinidad. Comprender la estructura de la representación social de la masculinidad es un recurso importante para la implementación de políticas, proyectos y programas dirigidos a la cuestión de las masculinidades en las relaciones de género en la escuela. La tesis sugiere la necesidad de más investigaciones para verificar mejor el núcleo central y el sistema periférico de representaciones sociales de masculinidades en estudiantes de educación básica, especialmente grupos identificados con marcadores de diferencia, como orientación sexual, espiritualidad y raza/etnicidad. |
Palavras-chave: | Gênero Masculinidade Estudantes do ensino médio Representações sociais Estudos culturais da educação Gender Masculinity High school students Social representations Género Masculinidad Estudiantes de secundaria Representaciones sociales Estudios culturales de la educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24785 |
Data do documento: | 2-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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