Egressos(as)
EGRESSO
As competências que formam o perfil do/a egresso/a se organizam em torno dos eixos de formação para pesquisa, docência e liderança educativa, contemplando dimensões intelectuais, operativas, éticas e estéticas, de modo a integrar, orgânica e funcionalmente, teoria e prática.
EIXO I- Formação para a pesquisa envolve o desenvolvimento de competências para o exercício crítico, criativo e autônomo do pensamento científico e o domínio das ferramentas teóricas e metodológicas do campo da Educação para a resolução de problemas socialmente relevantes. Essas competências se distribuem em:
a) Compreender sistematicamente a identidade epistemológica do campo da investigação educacional, em se tratando de suas teorias e métodos;
b) Conceber e operacionalizar projetos de pesquisa científica com atenção aos parâmetros de rigor e qualidade investigativa, contribuindo para a ampliação de repertórios de conhecimento do campo educacional;
c) Analisar situações educativas sob enfoques multirreferenciais, de modo a produzir possibilidades de inovação nas políticas e práticas pedagógicas com base em um estatuto ético que vincule a ciência à crítica propositiva das contradições do desenvolvimento social;
d) Participar ativamente da comunidade investigativa através da divulgação de estudos e pesquisas para o avanço científico, tecnológico, social e cultural em níveis local, regional, nacional e internacional e contribuir para a popularização da ciência, especialmente no campo educacional, através de programas, projetos e iniciativas diversas.
Eixo 2: Formação para a docência diz respeito às exigências para a atuação de docentes na Educação Superior, bem como na Educação Básica, diante dos desafios de ordem política, epistemológica, didático-curricular e relacional que emergem em contextos de sala de aula e de gestão das instituições educativas. As competências associadas a este eixo são:
a) Conceber a problemática do ensino em suas diferentes interfaces, situando-o como uma questão teórico-metodológica com identidade pedagógica;
b) Planejar, executar e avaliar planos, projetos e situações formativas, reconhecendo as especificidades de público e contexto;
c) Articular a produção de conhecimento resultante da pesquisa especializada com a tomada de decisões pedagógicas que constroem o contexto da docência;
d) Desenvolver-se em contextos colaborativos alicerçados nos princípios de gestão
democrática e participativa das instituições educativas;
e) Desenvolver metodologias de ação que contemplem a diversidade constitutiva de indivíduos e grupos, além de situações sociais e institucionais específicas;
f) Responder a desafios da prática pedagógica com base em princípios éticos e em perspectivas inovadoras;
g) Integrar diferentes recursos e formas de conhecimento para aportar práticas pedagógicas contextualizadas e dinâmicas, refletindo a complexidade do saber e da condição humana.
Eixo 3: Formação para a liderança educativa se desdobra em competências voltadas ao exercício de influência positiva, pelo/a mestre/a ou doutor/a, junto a pessoas e organizações, visando à condução de processos respaldados em conhecimentos científicos resultantes da pesquisa especializada em Educação e do engajamento e compromisso ético e político do/a egresso/a. Essas competências reúnem:
a) Envolver-se em iniciativas sociais e comunitárias de resolução de problemas, demonstrando expertise na crítica e proposição de alternativas técnico-científicas;
b) Canalizar referenciais produzidos na interface entre pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais para a criação de estratégias educativas nas instituições escolares e não escolares e de subsídios para a formulação de políticas educacionais;
c) Participar ativamente do debate público envolvendo a educação, efetuando a defesa crítica e eticamente responsável de proposições intelectuais;
d) Difundir conhecimentos e tecnologias do campo educacional oriundos da atividade investigativa junto a diferentes públicos e em níveis local, regional, nacional e internacional;
e) Exercitar o diálogo intercultural para a valorização das diferenças e promoção de experiências educativas que imprimam novos valores e sentidos à convivência inspirados nos Direitos Humanos e na construção democrática.
Projeto de Acompanhamento aos Egressos
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB iniciou ,no final de 2018, o Projeto de Acompanhamento aos Egressos, que tem como objetivo promover uma interação contínua com nossas/os mestras/es e doutoras/as para acompanhar seu desenvolvimento profissional, após a titulação.
Para conhecermos sobre a trajetória dos egressos do PPGE utilizamos atividades como a aplicação de questionários (Google Forms), que coletam informações sobre a qualidade do PPGE e a sua influência na formação profissional, inserção no mercado de trabalho, no sistema educacional, inserção internacional, produção intelectual, trabalhos técnico-científicos premiados etc.
Além disso, também realizamos eventos com a participação dos egressos para socializarem com os discentes atuais a sua formação e a contribuição do PPGE na sua carreira profissional. Outra estratégia de divulgação das produções dos egressos ocorre por meio das redes sociais – Projeto O.N.D.A –, em que suas pesquisas são publicizadas em vídeos de 1 a 2 minutos. I
Siga o Projeto no Instagram : @ondaprojeto
LISTA DE LINKS DOS CURRÍCULOS LATTES DOS (AS) EGRESSOS(AS) DO PPGE
Alunos do PPGE em 2015 - Lattes - Turma 35
Alunos do PPGE em 2016 - Lattes - Turma 36
Alunos do PPGE em 2017 - Lattes - Turma 37
Alunos do PPGE em 2018 - Lattes - Turma 38
Alunos do PPGE em 2019 - Lattes - Turma 39
Alunos do PPGE em 2020 - Lattes - Turma 40
Alunos do PPGE em 2021 - Lattes - Turma 41
Alunos do PPGE em 2022 - Lattes - Turma 42