Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota do Colegiado do PPGE em defesa da democracia

Nota do Colegiado do PPGE em defesa da democracia

publicado: 25/11/2020 18h23, última modificação: 25/11/2020 18h23

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUAÇÃO DA UFPB

NOTA aprovada em reunião do Colegiado do PPGE (13/2020) realizada no dia 19 de novembro de 2020 – REITORA ELEITA, É REITORA EMPOSSADA!

Nós, Professores, Técnicos Administrativos e Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), vimos a público repudiar a nomeação de um professor que não foi escolhido pela comunidade universitária para Reitor desta Instituição. Compreendemos que a vontade da comunidade da UFPB foi expressa pelo voto direto na consulta realizada em 28/08/2020. Nesse dia, os três segmentos da nossa comunidade elegeram as Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega para o cargo de Reitora e Vice-Reitora. Essa decisão também foi referendada nos Conselhos Superiores desta instituição de ensino, que manteve a decisão das urnas com 47 votos dos conselheiros a favor da chapa vitoriosa, contra 45 votos do segundo colocado, e nenhum voto do indicado pelo Governo Federal.

Apesar de todas as restrições democráticas impostas pela resolução eleitoral (sem paridade e em turno único), a comunidade acadêmica do PPGE/UFPB compreende que a nomeação do Reitor deve garantir as escolhas democráticas, já que a nomeação de um Reitor sem respaldo dos três segmentos desta comunidade desrespeita os princípios democráticos e a autonomia universitária.

Acreditamos que a falta de representatividade do Reitor nomeado arbitrariamente pelo Governo Federal, compromete as condições de gestão acadêmica e administrativa e fere o livre exercício da democracia. Neste sentido, convidamos a toda a comunidade acadêmica do PPGE a defender a nossa universidade e a democracia, contra todo tipo de intervencionismo e de medidas autoritárias que vêm subjugando o livre exercício democrático não só na nossa universidade, mas também em outras comunidades acadêmicas em nosso País.

Reitora eleita é Reitora empossada!

João Pessoa, PB. 23 de novembro de 2020.

Colegiado do PPGE/UFPB