Notícias
Reitor da UFPB e equipe visitam a Elizabeth Cimentos
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), prof. Valdiney Gouveia, acompanhado do Pró-Reitor de Pós Graduação (PRPG), prof. Fernando Perazzo, do Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ), prof. Valdir de Andrade Braga, do diretor do Centro de Informática (CI), Prof. Lucídio Cabral e do prof. Sandro Marden Torres, da Agência de Cooperação Internacional e coordenador do convênio estiveram realizando uma visita de cortesia a Elizabeth Cimentos, em uma das unidades em Alhandra.
O objetivo da visita foi fortalecer ações da Universidade no tocante ao desenvolvimento regional e a formalização de um futuro acordo de cooperação técnico-científica para pesquisa, desenvolvimento e inovação com a empresa, prevendo bolsa de pós graduação e compartilhamento de infraestrutura laboral.
Pela Elizabeth Cimentos receberam a delegação da UFPB, Humberto Mota (Diretor Presidente), Degmar Peixoto Diniz (Gerente Geral da Fábrica Elizabeth Cimentos) e Ana Flávia S. Ramos (Gerente de Gente & Gestão).
Aplicação de Ciência ao desenvolvimento e inovação tecnológica por meio de mobilização de redes de pesquisadores nacionais e internacionais em torno da cadeia produtiva do cimento Portland será também um dos objetivos do convênio.
Segundo o prof. Sandro Marden (ACI), “tanto a UFPB quanto a Elizabeth Cimentos estão convictas de que o alcance da sustentabilidade requer a efetiva apropriação de conhecimentos científicos aprofundados para se alcançar soluções seguras a longo termo. Não existem soluções sem a participação da ciência,” afirmou.
O diretor do Centro de Informática (CI), Prof. Lucídio Cabral destacou que a UFPB dispõe de grandes estruturas laboratoriais que podem ser mobilizadas em temas de alta complexidade, a exemplo do LASER- Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica-(CI), o TECNOM - laboratório de Tecnologia de Novos Materiais do Instituto do Desenvolvimento do Estado da Paraíba- IDEP e o NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Materiais, órgão suplementar da Reitoria da UFPB. Todos com participação ativa em fóruns e parcerias internacionais de ciência e tecnologia.