Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Servidor da UFPB lança livro-reportagem sobre o paraibano Maestro Chiquito
conteúdo

Notícias

Servidor da UFPB lança livro-reportagem sobre o paraibano Maestro Chiquito

publicado: 12/12/2022 18h29, última modificação: 12/12/2022 18h29
Lançamento acontecerá na próxima sexta-feira (16), na cidade de Santa Luzia, na Paraíba

Foto: Divulgação

O servidor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Adeildo Vieira lança, na próxima sexta-feira (16), o livro-reportagem ‘Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons’, produzido a partir de pesquisa realizada por ele durante o Mestrado em Jornalismo da UFPB. 

O evento está marcado para as 20h, na Praça Silvino Cabral, na cidade de Santa Luzia (PB), terra natal do maestro homenageado. 

O lançamento do livro ‘Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons’ é uma realização da Prefeitura da cidade de Santa Luzia e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), e pretende mobilizar músicos e produtores culturais do interior da Paraíba, sobretudo na região do Seridó, onde está localizada a Cidade-ilha, como é conhecida a célebre cidade onde nasceu o menino Chiquito e depois o maestro que promoveu a formação de tantos músicos para o cenário cultural da Paraíba e do Brasil. 

Adeildo é jornalista, compositor, músico e produtor cultural paraibano. Adeildo Vieira atua no cenário cultural do estado há quase quarenta anos. Concluiu o mestrado profissional em 2016 e teve o livro lançado virtualmente no ano seguinte pelo Laboratório de Jornalismo e Editoração (Laje) do CCTA/UFPB. A obra teve a editoração do prof. Pedro Nunes e orientação do poeta, escritor e professor Hildeberto Barbosa Filho. Agora está sendo lançado em formato impresso pela A União Editora, por meio da EPC. 

Segundo Adeildo Vieira, “é necessário que a história do Maestro Chiquito seja vista como paradigma, considerando que se trata de um negro de origem pobre e do semiárido paraibano que, ao vir para capital, transformou a vida de centenas de músicos com seus projetos gregários de trabalho”. O autor afirma que espera ver o livro nas estantes de escolas e bibliotecas de todo o Estado. 

* * *
Reportagem: Débora Freire com informações da organização do evento
Edição: Aline Lins 
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB