Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB dominam Hackathon Camping Digital 2024 e garantem os três primeiros lugares

publicado: 12/08/2024 17h43, última modificação: 12/08/2024 17h49
Cada equipe conquistou R$ 25 mil de apoio para financiar o projeto

Fotos: Divulgação

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são vencedores do Hackathon - Camping Digital 2024. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, durante a 10ª edição da feira tecnológica Expotec. Os alunos da UFPB conquistaram os três primeiros lugares da competição. Os vencedores foram as equipes Educaí, Sustec e Roots Inovation, que,  juntas, conquistaram a soma de R$ 75 mil em financiamento.

O Hackathon, que teve uma maratona de 34 horas, reuniu 165 estudantes, divididos em 34 equipes, ao final com nove finalistas, destacando-se como um marco na promoção de ideias inovadoras voltadas para a Sustentabilidade Digital e Inovação para um Futuro Viável. Cada uma das três vencedoras recebeu um apoio financeiro de R$ 25 mil, totalizando R$ 75 mil em investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB). Este valor será utilizado para o desenvolvimento de seus projetos, começando com R$ 5 mil para a criação de um Produto Mínimo Viável (PMV) e mais R$ 20 mil para a fase seguinte.

Equipe 1º lugar - Roots Innovation

A equipe Roots Innovation, composta exclusivamente por estudantes do curso de Ciências da Computação do Centro de Informática (CI), garantiu o primeiro lugar. O segundo lugar foi conquistado pela equipe Sustec, formada por alunos de Ciências da Computação de Dados e Inteligência Artificial. Fechando o pódio, a equipe EducAí, composta por graduandos e pós-graduandos de engenharia elétrica e engenharia de energias renováveis do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e CI, levou o terceiro lugar.

O Hackathon Camping Digital 2024 reafirma o papel da UFPB como incubadora de inovação e alternativas tecnológicas, evidenciado na excelência dos alunos da Instituição na criação de soluções para desafios atuais.

O integrante da equipe vencedora da competição, o estudante Michel Adelino, contou que a proposta da sua equipe foi o diferencial, especialmente por ser uma solução simples, inclusiva e de alta qualidade. “Foi uma experiência indescritível. É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido e saber que nossas ideias podem trazer benefícios reais para a população, isso nos enche de orgulho”, disse Michel.

Caroliny Arruda, estudante de ciência da computação na UFPB, faz parte da equipe Roots Inovation, que ficou em primeiro lugar na premiação. Para ela, o diferencial do seu grupo foi pensar em solução simples, que fossem viáveis e atendessem a todos os públicos.

Também estudante de ciência da computação na UFPB, e representante da equipe Sustec, Felipe Lima afirma que o diferencial do seu grupo foi pensar no valor de mercado da sua proposta. A ideia do projeto apresentado é servir de conexão por meio de um aplicativo que liga indústrias que descartam resíduos e pessoas que os utilizam para fabricar determinados produtos.

Equipe 2º lugar - Sustec

Stefanie Moura, estudante de engenharia elétrica da UFPB, da equipe EducAí, destacou a importância de beneficiar jovens, nas escolas ou universidades, que precisam de recursos para viabilizar os seus projetos.

Confira os nomes dos integrantes das equipes vencedoras:

1° Lugar: Equipe Roots Innovation

- Daniel Moreira

- Michel Adelino

- Caroliny Arruda

- Matheus Yago de Freitas

- Vinícius Candeia

Todos são estudantes de Ciência da Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB, unidade de Mangabeira (Campus I). Os membros da equipe estão vinculados ao Laboratório de Inteligência Artifical e Aplicada (LIAA), ao Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER), ao Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) e ao Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (ARIA), além de, em sua maioria, serem membros do Ramo Estudantil Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) da UFPB.

2° Lugar: Equipe Sustec

- Pedro Martins - Estudante de Ciência da Computação

- Douglas Veras - Estudante de Ciência da Computação

- Felipe Lima - Estudante de Ciência da Computação

- Victor Marques - Estudante de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Todos são estudantes do CI.

3° Lugar: Equipe EducAí

- Júlia Santos - Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis

- Stefanie Moura - Graduanda em Engenharia Elétrica

- Thyago Freitas - Mestrando em Engenharia da Computação

- Rafael Nascimento - Graduando em Engenharia Elétrica

- Filipe Bulhões - Mestrando em Engenharia Elétrica

Equipe 3º lugar - EducAí

Todos da equipe EducAí são estudantes do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e CI, e todos são membros do Capítulo (IEEE) de Potência e Energias na UFPB.

Texto: David Kevin com informações do Governo da Paraíba
Edição: Aline Lins