Notícias
Primeira reunião ordinária do CONSUNI sob a nova gestão da UFPB
Na manhã de terça-feira (26), ocorreu a reunião ordinária no 10/2024 do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB, a primeira sob a gestão da Reitora Terezinha Domiciano e da Vice-reitora Mônica Nóbrega. Antes do início da sessão, foi oferecido um café da manhã de acolhimento aos conselheiros, reforçando assim o clima de cordialidade, comprometimento e respeito democrático que a atual gestão tem imprimido às suas ações institucionais.
Assim que foi aberta a sessão, a Reitora assinou o termo de posse como diretores do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III da UFPB, a professora Fabrícia Sousa Montenegro (diretora) e o professor Otávio do Carmo de Oliveira Neto (vice-diretor). Em seguida, foram abertos os informes, em que os conselheiros apresentaram demandas e relataram problemas que precisam da atenção daquele conselho.
No que se refere à pauta, diversos processos foram discutidos e aprovados por unanimidade. Entre os principais destaques, estão minutas de resolução, acordos e convênios, além de recursos. O processo nº 23074.066026/2021-31, que trata da criação do regimento dos serviços de tradução e interpretação de Libras na UFPB, foi aprovado após análise do Comitê de Inclusão e Acessibilidade. O relator, conselheiro Jailson José Gomes da Rocha, emitiu parecer favorável, e a proposta foi aprovada sem contestação.
Além disso, três processos de acordos e convênios também foram analisados e aprovados: o Processo nº 23074.038031/2024-63 solicitou a formalização de um acordo de cooperação do Laboratório de Combustíveis e Materiais (CETENE-LACOM), e foi aprovado por unanimidade após parecer favorável do relator João Andrade da Silva.
No Processo nº 23074.053847/2024-25, a Coordenação de Turismo do CCTA solicitou um convênio com a Secretaria de Turismo de João Pessoa (SETURJP) e o Programa Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) da UFPB. A proposta, que visa o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, recebeu parecer favorável do conselheiro Marcel de Gois Pinto, sendo aprovada sem objeção.
Em seguida, o Processo nº 23074061756/2024-76 tratou da celebração de um convênio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre o Centro de Energias Renováveis (CEAR/UFPB) e empresas para o projeto de "Recuperação de Fosfato de Águas Superficiais/Residuárias". O conselheiro Tiago Maritan Ugulino de Araújo emitiu parecer favorável, e a proposta foi aprovada por unanimidade.
No Processo nº 23074.045315/2023-17, o interessado Mikael Lucas Gomes de Freitas apresentou recurso contra uma decisão anterior no processo nº 23074.056876/2022-19. A relatora, conselheira Márcia Glebyane Maciel Quirino, emitiu seu parecer, mas o conselheiro Cleilson Antônio Luciano de Morais solicitou pedido de vistas, postergando a decisão final sobre o recurso.
Por fim, a reunião evidenciou o compromisso da UFPB com a inclusão, a pesquisa e a cooperação acadêmica e institucional, reafirmando a transparência e o processo democrático nas deliberações do Consuni.