Notícias
UFPB abre etapa da missão técnica do NEON 2024 em João Pessoa
Estudantes, empreendedores, representantes de startups e de entidades governamentais que integram a missão técnica do Nordeste ON - NEON 2024, maior encontro de inovação e empreendedorismo da região, foram recebidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta quarta-feira (5). A missão, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma atividade paralela que consistiu em apresentar as experiências exitosas e o potencial paraibano no universo da inovação a 320 participantes-chave do evento por meio de visitas guiadas. A UFPB foi escolhida para abrir essa atividade em João Pessoa e também é uma das parceiras do evento principal, que acontece a partir desta quinta (6), no Centro de Convenções da capital.
O evento principal será aberto às 10h desta quinta-feira (6), também no Centro de Convenções, com a participação de 360 expositores, e deve receber um público aproximado de 20 mil pessoas.
Na UFPB, a recepção para os primeiros 120 membros da caravana ocorreu, nesta quarta, no auditório do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, localizado na unidade de Mangabeira, e contou com as presenças do Reitor da Instituição, Prof. Valdiney Gouveia, e do Diretor Superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim. Os dois dirigentes compuseram a mesa de abertura do evento com a Diretora Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), professora Kelly Gomes, e os diretores do CTDR, do Centro de Informática (CI) e do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), professores João Andrade, Lucídio Cabral e Euler Macedo, respectivamente.
Em sua fala dirigida ao público, o Reitor Valdiney Gouveia ressaltou o incentivo à comunidade empreendedora da UFPB na atual gestão. Para exemplificar, ele destacou o salto no total de startups incubadas – de 1 para 10, atualmente – na Inova desde 2021, quando foi dado início à execução do programa de incubação. Ele lembrou, também, da importância das empresas juniores, vinculadas à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB, ao ambiente empreendedor e de inovação incentivado na Universidade.
“O apoio a eventos desse tipo sinaliza aos nossos estudantes e parceiros que queremos uma universidade que inova e que esteja conectada com as demandas do mercado. A UFPB tem dado suporte, não só financeiramente, mas também tem fornecido outros tipos de recursos necessários para que as nossas startups e as nossas empresas juniores possam, cada dia mais, crescerem e se firmarem no cenário da Paraíba, nacional e internacional”, afirmou o Reitor Valdiney.
Em seguida, o Diretor Superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, disse que o ecossistema da inovação no Estado também inclui o sertão e a região de Campina Grande, na qual foi dada a largada à missão na terça-feira (4). Sobre este cenário na região litorânea do Estado, que inclui João Pessoa, Luiz Alberto Amorim comentou sobre a relevância da UFPB.
“A UFPB foi escolhida para abrir a caravana na capital porque dispõe de um grande acervo de inovação e em geração de tecnologia. Aliás, a Universidade tem um histórico importante, inclusive, no ranking de registros de patentes, em que ela sempre está nas primeiras posições. Isso já é uma grande referência para a UFPB”, lembrou o dirigente do Sebrae paraibano.
Para encerrar as falas aos presentes, a Diretora Presidente da Inova/UFPB, professora Kelly Gomes, fez um panorama de toda a comunidade inovadora e empreendedora da UFPB. Esse grupo inclui a Agência, startups, e empresas juniores, além de grande parte dos institutos vinculados à Reitoria da UFPB, laboratórios, núcleos de pesquisa e docentes inventores, que têm o potencial, com sua atuação, de diversificar a fonte de receitas, investimentos e recursos para as universidades. De acordo com a docente, somente no último ano, a prospecção em investimentos realizada pelas 10 startups da UFPB foi na casa dos milhões de reais.
“Essas startups faturaram, em 2023, mais de R$ 2 milhões de reais em investimentos, para que elas consigam melhorar suas tecnologias. Para a UFPB é um orgulho perceber que estamos não apenas incentivando a criação desses negócios inovadores, mas também que eles estão se consolidando. Com a participação da Universidade no NEON, vamos disseminar para toda a região Nordeste e também para o Brasil tudo o que a UFPB pode fazer no âmbito da inovação, observando a demanda do mercado e da sociedade”, declarou a professora Kelly Gomes.
Após a recepção no auditório do CTDR, a missão técnica seguiu para o Laboratório de Energia de Sistemas e Robótica (Laser), espaço de referência em pesquisa tecnológica, vinculado ao Centro de Informática (CI) da Universidade. Os participantes também conheceram a usina-escola fotovoltaica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, que utiliza inteligência artificial para melhor eficiência, construída em parceria com a empresa chinesa Huawei.
Entre os integrantes da missão técnica estavam os alagoanos Brenda Chavante e Gustavo Moreira, fundadores da Agrosinc, um aplicativo de gestão de empreendimentos rurais. Eles veem afinidade do setor agrário com o de energias renováveis e, por isso, aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre a tecnologia implantada às placas de energia solar que compõem a usina da UFPB.
“Está sendo muito proveitosa a visita. Tivemos acesso a informações sobre a Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial], que é muito valiosa para a gente que está nesse mercado de startup, e também a esse parque tecnológico de energia solar, que muito nos interessa porque o campo está interessado na produção própria de energia na propriedade devido a problemas na rede de distribuição usual”, explicou Brenda.
UFPB no NEON 2024
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a colaboração do Governo do Estado e parceria com a Universidade, o Nordeste ON - NEON 2023 acontecerá nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Durante os dias do evento, a UFPB terá um grande destaque. Professores da Universidade participarão de painéis temáticos e, além disso, entre os 360 expositores do evento, cinco deles são startups incubadas e apoiadas pela Inova/UFPB. Haverá, ainda, um estande institucional, para dar visibilidade às demais iniciativas da UFPB no sentido.
Cortesias de acesso ao evento foram distribuídas à comunidade empreendedora da UFPB e também a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos que se inscreveram em um formulário eletrônico divulgado pela Inova/UFPB.
A programação completa e outras informações sobre o NEON 2024 estão disponíveis na página www.nordesteon.com.