Projetos de Extensão
Projetos – 2021
Título | Coordenação/Equipe | Estudantes (Bolsistas e voluntários) | Objetivos | Contatos/Mídias |
Contar e cantar histórias: leitura, sons e ritmos na infância | Coordenadora: Maria Aparecida V. Afonso (DEC)Colaboradoras: Maria Claurenia A. de A. Silveira (DME); Maria Teresa B. F. Coelho (DFE)Colaboradores externos: Elídio Nhamona; Soraya Maria B. de A. Brandão | Ana Roberta da Silva; Carolina Stella S.de Barros; Luana da C. Santos; Lucas Gabriel C. Gonçalves; Rayanne Priscilla da S. P.Soares (voluntários) e Geibson Emanuel S.Nanes de Siqueira (bolsista) | Incentivar as crianças a expressão corporal, a escuta e a musicalidade por meio das ações de contar e cantar histórias e proporcionar a formação dos/as graduandos/as extensionistas, desenvolvendo uma visão lúdica da ação pedagógica com crianças na educação infantil. | Google Meet, Instagram, Youtube, WhatsApp |
Brincadeiras africanas: memória, oralidade e ancestralidade na afirmação das identidades afro-brasileiras | Coordenadora: Alba Claide C. Wanderley (DFE)Coordenadora adjunta: Roseane Maria de Amorim (DFE)Colaboradora: Ana Roberta S. Mota (Bibliotecária)Colaboradora Externa: Rose Mary DE S. Araújo | Lázaro César da Silva (bolsista) e Maria da Conceicão P. A. Teofanes (voluntária) | Propiciar a apresentação das brincadeiras africanas, na visão afrocêntrica, como elemento de construção da identidade infantil. | |
Entre vivências e falas: a cultura afro-brasileira e os espaços do brincar | Coordenadora: Thaís Oliveira de Souza (DFE)Coordenadora Adjunta: Ana Paula R. de S. Ferreira (DHP) | Mikael Freitas da Silva (Bolsista); Henrique P. dos A. Castilho (voluntário) | Desenvolver atividades que proporcionem a transmissão e discussão do conhecimento acerca da Cultura Afro-brasileira em um contexto de Brinquedoteca, produzindo conteúdos por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. | InstagramGoogleMeetE-mail |
Contação de histórias: promovendo a imaginação infantil e a formação docente | Coordenadora: Maria Teresa Barros F. Coelho (DFE)Colaboradoras: Maria Aparecida V. Afonso (DEC); Keilla Rebeka S. O. de Freitas (DFE);Colaboradora externa: Thamyris Mariana C. Mandu (UFPE)Professoras ministrantes: Anna B. C. C. Chaves (FPS) e Adriana P. Lopes (CREI Roberta Rodrigues Tavares) | Victor Flavio A. Palma (Bolsista); Ester Balbina Barbosa; Alana Evellyn da S. Almeida; Wendrielly Sousa da Silva (voluntários) | Promover o uso da contação de histórias como recurso didático-metodológico no atendimento às crianças vinculadas à Brinquedoteca do Centro de Educação (CE/UFPB), e/ou matriculadas na Escola Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (EEBAS/UFPB), além de crianças de outras instituições de Educação Básica. |
Projetos – 2020
Projeto | Objetivo | Coordenação | Contato | |
FLUEX (PJ012-2020): “Voluntariado e tutoria entre pares na Brinquedoteca: ampliando contextos de formação docente”. | Visa dar continuidade ao processo de formação dos estudantes engajado(a)s como estagiários e voluntários nas atividades da Brinquedoteca. | Profª. Drª. Maria Teresa Barros Falcão Coelho | ||
PROBEX (PJ135-2020): ”Brincadeiras africanas: memória, oralidade e ancestralidade na afirmação das identidades afro-brasileiras”. | Proporcionar apresentação de brincadeiras africanas, na visão afrocentrica, como elemento de construção da identidade infantil. | Profª. Drª. Alba Cleide Calado Wanderley | ||
PROBEX (PJ206-2020) “Seres brincantes: oficinas lúdicas com crianças usuárias da Brinquedoteca do CE-UFPB” | Planejamento, execução e avaliação de atividades lúdicas realizadas para e com as crianças atendidas pela brinquedoteca, após processo de formação teórica-metodológica e conhecimento da dinâmica de atividades desenvolvidas nesse espaço, por parte de estudantes de Pedagogia e Licenciaturas. | Profª. Drª. Blenda Carine Dantas de Medeiros | ||
PROBEX (PJ225-2020) “Brinquedoteca Universitária: a brincadeira como ferramenta para a promoção do desenvolvimento infantil e para a formação de professores” | Acompanhar as atividades desenvolvidas na Brinquedoteca por meio da supervisão acadêmica de estagiários e voluntários que atuam no laboratório. | Profª. Drª. Cárita Portilho de Lima | ||
PROBEX (PJ633-2020) “Entre Vivências e Falas: a Cultura Afro-brasileira na Brinquedoteca” | Desenvolver atividades que proporcionem a transmissão, produção e discussão do conhecimento acerca da Cultura Afro-brasileira no contexto da Brinquedoteca. | Profª. Drª. Thaís Oliveira de Souza | ||
PROBEX (PJ548-2020) “Oficinas de contação de histórias: a brinquedoteca como contexto de desenvolvimento infantil e formação docente” | Promover o uso da contação de histórias como recurso didático-metodológico no atendimento às crianças usuárias da Brinquedoteca do Centro de Educação (CE). | Profª. Dr.ª Maria Teresa Barros Falcão Coelho. |