Instalada no campus da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, oficialmente inaugurada em 2006, é coordenada pela professora Dra. Eliana Yunes, professora do Departamento de Letras da universidade e pelo professor Dr. Luiz Antonio Coelho, professor do Departamento de Artes e Design, do qual foi diretor por quatro anos. A Cátedra congrega os corpos docente e discente dos referidos departamentos, visando expandir o conhecimento na área da leitura.
Sendo um centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de fala portuguesa (e espanhola, futuramente), a missão da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio é contribuir para a transformação da vida social através da formação de leitores.
Na base política, teórica e metodológica de nossas práticas, está a integração entre vários agentes e instituições, a articulação entre comunidades, pesquisadores e agentes em redes de atuação conjunta para trocas que fortaleçam e estimulem a continuidade das ações de mediação e formação de leitores.
Estabelecida: 03 de julho de 2009
Instituição Responsável:
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
Website: http://www.fct.unesp.br/nera
Áreas Temáticas: Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Educação Superior; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Social; Inclusão Social; Redução da Pobreza; Redução da Violência
Objetivo:Melhoramento da qualidade de vida das populações camponesas.
Objetivos Específicos:
• Desenvolvimento e administração de programas de educação para o campo em nível de graduação e de pós-graduação.
• Realização de pesquisas e estudos sobre o tema desta Cátedra.
• Construção de relações permanentes entre a universidade e movimentos camponeses, para a promoção de inclusão social e redução da pobreza, diminuição da violência e da vulnerabilidade ambiental, a partir de uma visão de desenvolvimento territorial sustentável.
Identificar e analizar as diversas questões institucionais, políticas e pedagógicas que impactam sobre a qualidade dos serviços relacionados com educação em prisões.
Coletar, organizar, manusear e distribuir para a comunidade internacional pesquisa e informação sobre práticas inovadoras relacionadas com a educação no ambiente carcerário.
Criar uma comunidade internacional de interesses que permitirá professores, pesquisadores, estudantes, educadores, militantes, gestores de prisões, ONGs e consultores disseminar a sua pesquisa e práticas inovadoras no campo da educação em prisões e discutir as questões e desafios comuns.
Contribuir para melhorar a qualidade dos serviços no setor da educação em prisões, primeiro ofertando formação para os parceiros da comunidade e segundo, conscientizando os tomadores de decisões com respeito às vantagens da educação em prisões. Por entender que “educação para todos” significa que precisamos incluir os membros mais marginalizados e vulneráveis da nossa sociedade, como os prisioneiros, a missão da Cátedra da UNESCO em pesquisa aplicada em educação em prisões é de promover, estimular e incentivar pesquisa aplicada sobre vários aspectos da educação em prisões e fomentar uma reflexão mais profunda e ações concretas nesse assunto em nível internacional.