APRESENTAÇÃO
A Mostra de Cinema Cárcere e Direitos Humanos exibirá seis documentários brasileiros sobre o encarceramento, o sistema prisional e os direitos humanos. O objetivo é propiciar um espaço de reflexão e diálogo entre o conhecimento acadêmico e a produção cinematográfica sobre o tema da privação de liberdade no Brasil.
PROGRAMAÇÃO
29 de outubro
17h - Sem Pena (2014)
Direção: Eugênio Puppo
Duração: 87min.
Sinopse:
Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a quarta maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.
19h - Cárcere (2017)
Direção: José Carlos Torres
Duração: 110min.
Sinopse:
O documentário aborda o sistema prisional a partir da história de vida de detentos e propõe um debate entre a sociedade e os poderes constituídos. Há também depoimentos de especialistas no tema e profisionais envolvidos no cotidiano das penitenciárias.
Após a exibição, haverá debate com Dr. Elionaldo Julião (UFF) e Dr. Rogério Pacheco Alves (MP-RJ). Mediação: Dr. André Almeida (UERJ/DEGASE)
30 de outubro
17h - Legítima Defesa (2017)
Direção: Susanna Lira
Duração: 78min.
Sinopse:
História de três mulheres que, após um histórico de violência doméstica, contrariam as estatísticas e tomam uma atitude extrema: matam o homem que amavam para poderem sobreviver.
Após a exibição, haverá debate com equipe de produção do filme.
19h - Nascer nas Prisões (2017)
Direção: Bia Fioretti
Duração: 50min.
Documentários sobre o projeto de pesquisa coordenado pela Drª Maria do Carmo Leal, da Fiocruz.
Após a exibição, haverá debate com a Dr Rosângela Peixoto (Susec - DF) e Drª Maria do Carmo Leal (Fiocruz). Mediação: Drª Ana Claudia Godinho (UFRGS)
31 de outubro
17h - Cativas - presas pelo coração (2015)
Direção: Joana Nin
Duração: 77min.
A história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O filme aborda esse universo através de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais.
19h - A Gente (2013)
Direção: Aly Muritiba
Duração: 90min.
Sinopse:
Por sete anos, Aly Muritiba trabalhou em uma prisão. Lá ele fez parte da Equipe Alfa. Após estudar cinema e dirigir alguns curtas-metragens, Muritiba, volta ao seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e realizar um filme. A Equipe Alfa é formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária Brasileira. Walkiu torna-se o chefe da equipe e espera fazer um bom trabalho. Mas percebe que suas mãos estão algemadas.
Após a exibição, haverá debate com a Drª Patrícia Constantino (Fiocruz) e o Dr. Martinho Silva (UERJ). Mediação: Drª Fabiana Rodrigues (UFF)
Inscreva-se GRATUITAMENTE AQUI
O evento certificará os participantes que obtiverem frequência mínima de 75%
Não perca!
Para maiores informações visite o site do evento.