Escrito por Juan Carlos da Silva
Fonte
A mostra Outras leituras do mundo: olhares de pessoas jovens e adultas se propõe a oferecer um espaço para apresentação de experiências desenvolvidas neste campo da educação e que destaquem, por meio de uma linguagem artística, a importância da EPJA como direito fundamental, seu potencial transformador e que promove os direitos humanos e uma vida digna. Convida a potencializar a dimensão criativa, recreativa e motivadora em um contexto em que os espaços para a mobilidade, a interação e a expressão (física e emotiva) se encontrem contraídos pela crise do COVID-19 e em que a expressão das sensibilidades de torna mais fundamental. Em seu mais amplo sentido, esta iniciativa está marcada dentro do processo preparatório regional para a próxima Conferência Internacional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (CONFINTEA VII), tomando como marco mais imediato e simbólico a celebração do Dia Internacional da Alfabetização 2020 (8 de setembro) e mais especialmente à comemoração do centenário de nascimento de Paulo Freire (19 de setembro de 2021), em defesa e promoção de seu legado e ideiais: uma educação crítica, emancipadora e liberadora, a autonomia e liberdade de pensamento, a democracia plena, o respeito às diversidades e a construção de um mundo mais justo. Por sua vez, em reconhecimento a seus aportes à pedagogia crítica e como principal expoente da educação popular. Tudo isso em um contexto regional e mundial desafiante, acentuado pela pandemia COVID-19, que demanda urgentemente o aprofundamento de esforços para garantir o respeito, a proteção e a realização do direito humano à educação.
Colocar em destaque a importância da EPJA como direito humano fundamental, seu potencial transformador e para a promoção dos direitos humanos e de uma vida digna em nossa região.
Ampliar a visibilidade de experiências existentes, olhares e reflexões que sobre este direito possuem diversos atores, promovendo a interação e o intercâmbio de aprendizagens.
Reunir diversas expressões da EPJA, por meio da linguagem e da sensibilidade de propostas do campo artístico-cultural e comunicativas como: audiovisuais, fotografias, foto-reportagens, depoimentos, documentários, podcasts, animações.
Fomentar a participação, o envolvimento e a escuta de estudantes, ativistas e docentes da EPJA nestes processos artísticos, assim como apresentar os espaços de criação, recriação e interação em tempos de isolamento em virtude da emergência sanitária.
Contribuir com as reflexões e recomendações, a partir de sujeitos da EPJA, aos processos: CONFINTEA VII, implementação dos ODSs e à promoção do direito à educação das pessoas jovens e adultas em sua relação e contribuição com a realização de outros direitos humanos.
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