Traduzido por Juan Carlos da Silva
O Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO publicou um novo relatório que estabelece uma visão da educação voltada para o futuro e exige uma grande mudança em direção a uma cultura de aprendizagem ao longo da vida até 2050.
Abraçando uma cultura de aprendizagem ao longo da vida, a contribuição do Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida para a Comissão Internacional da UNESCO sobre o Futuro da Educação, argumenta que a criação de uma cultura global de aprendizagem ao longo da vida será a chave para enfrentar os desafios enfrentados pela humanidade, da crise climática às mudanças tecnológicas e demográficas, sem mencionar as representadas pela pandemia de COVID-19 e as desigualdades que ela exacerbou.
Com base na contribuição de 12 especialistas distintos de diferentes disciplinas e países, o relatório reflete sobre a contribuição potencial da aprendizagem ao longo da vida, tanto na transformação do campo da educação quanto na criação de um futuro mais sustentável, saudável e inclusivo, e apresenta uma visão atraente para a vida toda aprendizagem e os valores e princípios que devem sustentá-la. Exorta a comunidade internacional a ver a educação como algo com valor público e privado e a reconhecer a aprendizagem ao longo da vida como um novo direito humano.
Clique aqui para acessar o documento completo.