Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Alfabetização e desenvolvimento de habilidades - Dia Internacional da Alfabetização

Publicado no dia 08/09/2018 13:27

05.09.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro de 2018

“Uma vez que você aprende a ler, você será livre para sempre”, escreveu Frederick Douglass no século XIX, um escravo negro americano emancipado, defensor da causa abolicionista e autor de vários livros. Este apelo à emancipação por meio da leitura e, de modo mais geral, ao domínio das competências básicas – letramento e numeramento – tem um alcance universal.

A alfabetização é o primeiro passo para a liberdade, para a libertação das restrições sociais e econômicas. É o pré-requisito para o desenvolvimento, individual e coletivo. Ela reduz a pobreza e a desigualdade, promove a prosperidade e ajuda a erradicar problemas de nutrição e de saúde pública.

Desde os tempos de Frederick Douglass, e particularmente nas últimas décadas, um progresso considerável foi alcançado em todas as regiões do mundo, e milhões de homens e mulheres foram retirados da ignorância e da dependência por meio de um amplo movimento de alfabetização e democratização do acesso à educação. No entanto, a perspectiva de um mundo em que cada indivíduo tenha acesso ao conhecimento básico permanece como um ideal.

Hoje, em todo o mundo, mais de 260 milhões de crianças e adolescentes não estão matriculados na escola; seis entre dez crianças e adolescentes – cerca de 617 milhões – não adquirem as habilidades mínimas em letramento e numeramento; 750 milhões de jovens e adultos ainda não sabem ler e escrever – e entre eles, dois terços são mulheres. Essas deficiências seriamente debilitantes levam, na prática, à exclusão da sociedade e perpetuam uma espiral de desigualdades sociais e disparidade de gênero.

Um novo desafio está sendo adicionado a este quadro: um mundo em fluxo, onde o ritmo da inovação tecnológica está sendo acelerado continuamente. A fim de encontrar um lugar na sociedade, conseguir um emprego e responder aos desafios sociais, econômicos e ambientais, as habilidades tradicionais de letramento e numeramento não são mais suficientes; novas habilidades, inclusive em tecnologias de informação e comunicação, estão se tornando cada vez mais necessárias.

Preparar jovens e adultos para empregos, a maioria dos quais ainda não foram inventados, é um desafio. Acessar a aprendizagem ao longo da vida, aproveitar as vias entre diferentes formas de formação e se beneficiar de mais oportunidades para mobilidade tornou-se, portanto, indispensável.

O tema do Dia Internacional deste ano, "Alfabetização e desenvolvimento de habilidades", destaca essa abordagem para a educação em evolução. A UNESCO está ativamente engajada na redefinição de políticas de alfabetização e incentiva práticas educacionais inovadoras. Além disso, apoia várias formas de cooperação entre os setores público e privado, uma vez que somente uma compreensão abrangente da causa educacional pode permitir uma resposta adequada às necessidades de um mundo que parece se reinventar a cada dia.

Neste Dia Internacional, convoco todas as partes interessadas no mundo da educação e além, porque esta é uma causa que interessa a todos nós, a mobilizar-se para que o ideal de uma sociedade global totalmente alfabetizada se torne cada vez mais uma realidade.

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00