Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

CLADE apresenta documentos sobre a EPJA na Agenda 2030 na II Reunião Regional de Ministros/as de Educação LAC


CLADE apresenta documentos sobre a EPJA na Agenda 2030 na II Reunião Regional de Ministros/as de Educação LAC
Publicado no dia 25/09/2018 17:01

Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE)

 

Surgimento: Nasce em fevereiro de 2000, no marco do encontro Educação para Todos nas Américas.

Descrição: A Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) é uma articulação plural de organizações da sociedade civil que atua na defesa e promoção do direito a uma educação pública e gratuita para todos e todas, de responsabilidade do Estado, que responda às dimensões de viabilidade, acessibilidade, aceitabilidade, adaptabilidade e prestação de contas.
Quer promover uma transformação com os olhos postos na implantação de um novo modelo de desenvolvimento que responda ao bem viver, à justiça social, à dignidade humana e à relação harmoniosa com o meio ambiente nos países da América Latina e o Caribe.

Objetivos: 
- Que se reafirme a educação como um direito humano, garantindo sua universalização, gratuidade e obrigatoriedade, sem discriminação nenhuma. 
- Que sendo a educação um direito humano fundamental e bem público, seja garantida pelo Estado de Direito e não considerada uma mercadoria. 
- Que as políticas educativas da região estejam ao serviço da sociedade e reflitam uma concepção ampliada de educação ao longo da vida, como assinalam as Cúpulas Mundiais de Educação de Jomtien e Dacar, confrontando o enfoque do Banco Mundial e das Instituições Financeiras Multilaterais. 
- Que os Estados da região tenham enfoque global da educação, articulando todos os seus níveis e modalidades sem descuidar da variedade e flexibilidade das propostas curriculares. 
- Que a educação de pessoas jovens e adultas, os processos de alfabetização inclusive, tenha prioridade na agenda dos países, com enfoque intersetorial. 
- Que os Estados garantam a realização do direito à educação através de financiamento apropriado e protegido e que se garanta o controle social sobre o Ciclo Orçamentário desde a programação macroeconômica até a execução. 
- Que os professores e o resto dos profissionais da educação sejam valorizados e dignificados, com salários, planos de carreira, formação docente e condições de trabalho à altura do desafio e a responsabilidade que têm. 
- Que a democracia participativa se fortaleça, que se garanta maior participação da sociedade civil dos processos de debate e tomada de decisões dentro dos marcos legais e políticos da Educação. 
- Que a educação para a paz seja um processo de construção coletiva, para consolidar formas de convivência e resolução não violenta de conflitos.

Ano de criação: 2000

Idiomas: Castelhano, Inglês, Português

Descritores: Direito à educação, FIDC, 2º Fórum, Serviços públicos, 5º Fórum

Cenários: Internacional

Linhas de Ação: 
- Articulação dos projetos em andamento na sociedade civil latino-americana e do Caribe, para maior incidência nas políticas públicas. 
- Promoção de workshops nacionais para incentivar e fortalecer fóruns nacionais pelo direito à educação para todos e todas. 
- Realização de pesquisas, avaliações e debates conceptuais sobre a qualidade da educação. 
- Incidência nas políticas públicas. 
- Mobilização social. 
- Exigibilidade política e jurídica. 
- Articulação interinstitucional com sujeitos regionais, internacionais e com os fóruns nacionais.

Regiões: América Latina, Caribe 

 

 

 A UNESCO realizou ao final do mês de julho na Cochabamba, Bolívia, a II Reunião Regional de Ministros/as de Educação da América Latina e do Caribe. Durante a Reunião foram apresentados dois documentos extremamente importantes para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Os documentos apontam para o papel da EPJA no contexto da Agenda 2030 trazendo discussões acerca da equidade, qualidade e financiamento da educação.

 

 

Acesse os documentos completos: 

O FINANCIAMENTO DO DIREITO HUMANO PARA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E O CARIBE NO CONTEXTO DA AGENDA 2030

 

NÃO DEIXAR UM NINGUÉM PARA TRÁS: O papel central do Educação de Pessoas Jovens e Adultas na implementação da Agenda 2030

 

 

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