O Instituto da UNESCO para Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) atualizou o Banco de dados sobre alfabetização e numeramento (Litbase), que está com um novo visual.
Desde 2009, a LitBase documentou mais de 200 práticas inovadoras e inspiradoras em alfabetização e numeramento de jovens e adultos em de cerca de 100 países em todo o mundo. É um recurso exclusivo para pesquisadores, alfabetizadores e profissionais que atuam em diferentes para programas de alfabetização, incluindo abordagens integrativas à alfabetização e outras áreas, aprendizagem comunitária e familiar, desenvolvimento de habilidades, TICs, capacitação de mulheres, e também aprendizagem baseada em trabalho e educação à distância. É um recurso para ajudar a melhorar a triagem, a implementação, o monitoramento e a avaliação, bem como o impacto dos programas no campo da alfabetização de adultos.
O LitBase agora é mais fácil de usar, novas funções incluem tabelas de filtragem para facilitar a identificação de casos por país, grupos-alvo, sistemas educacionais, níveis e instalações, bem como assuntos. Ele também fornece mapeamento geográfico de casos e conteúdo atualizado. Os casos estão disponíveis em inglês, francês e espanhol.
Em 2018, quatro novos casos foram adicionados ao LitBase e um foi atualizado. São eles: Cell-Ed (EUA) , Letters for Life (Portugal) , Projeto Avançado de Aprendizado Alternativo de Qualidade (Paquistão) , Hametin Família (Timor-Leste) e We Love Reading (Jordânia) .
Para atualizações regulares, os leitores podem se inscrever na lista de discussão sobre alfabetização , que também fornece atualizações e tendências em alfabetização e educação básica em todo o mundo.
Fonte: Instituto da UNESCO para a aprendizagem ao longo da Vida (UIL)