Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Cartografia das experiências de políticas de educação para jovens e adultos nas prisões da América do Sul [e-book em português e espanhol]

Publicado no dia 23/07/2022 14:11

Publicado por Raymara Agra

Elionaldo Julião

O professor Elionaldo Julião da UFF lança seu último livro intitulado

Cartografia das experiências de políticas de educação para jovens e adultos nas

prisões da América do Sul.

O livro é o resultado do seu último trabalho de pesquisa que analisa perspectivas teóricas, políticas e pedagógicas que envolvem e fundamentam as experiências de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade na América do Sul, nas prisões de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Além de visitas a experiências de educação em ambientes de privação de liberdade desses países, a pesquisa compôs-se de análise dos documentos sobre execução penal, sobre “tratamento penitenciário” e direito à educação nos cárceres da América do Sul; levantamento de dados sobre a execução penal em cada país, sobre o atendimento (cobertura) da educação nos cárceres; levantamento de experiências de pesquisa, extensão e ensino realizadas pelas universidades nos espaços carcerários; entrevistas com gestores do poder executivo responsável pela execução penal e educação nos cárceres sobre a política de educação implementada nas prisões; e entrevistas com estudantes internos do sistema prisional, pesquisadores, profissionais e gestores de organismos nacionais e internacionais que realizam ações de educação e/ou investem em estudos sobre a educação no cárcere.

As obras (versão em português e espanhol), que contaram com o apoio da FAPERJ e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF, poderão ser acessadas através dos seguintes links:

Versão em espanhol publicada pela Editora Navegando, clique aqui.

Versão em português publicada pela EDUFF, clique aqui.

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00