Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Abordagens integradas ao desenvolvimento de alfabetização e habilidades

Publicado no dia 02/09/2022 20:18

Publicado por Raymara Agra

Publicado pelo Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO (UIL), em Hamburgo, em 2021, o livro Abordagens integradas ao desenvolvimento de alfabetização e habilidades – Exemplos de boas práticas em programas de aprendizagem de adultos (Integrated Approaches to Literacy and Skills Development – Examples of Best Practice in Adult Learning Programmes), apresenta 21 programas de educação de adultos que demonstram abordagens promissoras para integrar alfabetização, habilidades para a vida e habilidades vocacionais em vários países dos cinco continentes do globo. Dos cinco exemplos da América Latina e do Caribe – Brasil, Haiti, Colômbia, Jamaica e Uruguay - o projeto brasileiro escolhido é a Escola Zé Peão, projeto de extensão universitária desenvolvido por professores e estudantes do CE e outros Centros, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SINTRICON) durante quase 30 anos (1991 a 2018). A Escola oferecia programas de alfabetização e educação continuada para operários da Construção Civil, nos próprios canteiros de obra.

O livro (em inglês ou francês) pode ser baixado do seguinte link: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378051

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00