Publicado por Raymara Agra
Acaba de ser publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brasília, v. 103, n. 264, p. 271-298, maio/ago. 2) o artigo dos professores Carlos Eduardo Moreno Sampaio e Luciano Abrão Hizim, A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. O professor Carlos Moreno apresentou os dados analisados neste artigo durante o Diálogo Inter/nacional de aprendizagem de adultos, promovido pela Cátedra UNESCO de EJA, no dia 01/10/2021.
No artigo, os autores apontam o interesse social na questão do direito à educação no Brasil que tem constituído campo de estudos acadêmicos e de instituições governamentais que avaliam políticas públicas. O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa sobre o público potencial e atendido pela educação de jovens e adultos (EJA), como direito educacional contemplado na
Constituição Federal de 1988. Como procedimento metodológico, realizamos um estudo quantitativo sobre bases de dados, indicadores educacionais e informações demográficas produzidas por órgãos de Estado. O estudo revelou que o fenômeno da trajetória escolar irregular tem relação com a migração de alunos para a EJA, caracterizando sua imbricação com o ensino regular, o que aponta para a necessidade de adoção de políticas específicas para o enfrentamento das deficiências de trajetória acadêmica e o atendimento do público potencial da EJA.
Link para baixar o artigo: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5135/4142