Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Publicado por Raymara Agra

UNITWIN/UNESCO Programa de Cátedras

Renovação da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Informamos com grande satisfação que, após um processo de avaliação, o acordo entre a UFPB e a UNESCO Paris para o estabelecimento da Cátedra UNESCO de EJA foi renovado para mais quatro anos até 31 de dezembro de 2025.

A Cátedra UNESCO de EJA foi estabelecida em 2009 no bojo da realização no Brasil da VI CONFINTEA.

O UNITWIN/UNESCO Programa de Cátedras mobiliza a experiência de instituições de ensino superior e de pesquisa para enfrentar os desafios interdependentes do mundo cada vez mais complexo de hoje. Foi criado em 1992 com a visão de promover um sistema integrado de pesquisa, formação e atividades em diversas áreas, construindo redes universitárias e incentivando a cooperação interuniversitária por meio da transferência de conhecimento e experiência além-fronteiras.

O Programa UNITWIN é um recurso intelectual e estratégico único de cerca de 900 instituições de mais de 120 países, com o objetivo de fortalecer as conexões entre a pesquisa e  a política e a prática de desenvolvimento nos níveis nacional, regional e global

À medida que o mundo enfrenta um amplo conjunto de desafios tecnológicos, sociais, políticos e ambientais emergentes, o Programa UNITWIN é necessário mais do que nunca para promover a missão da UNESCO e seu papel intelectual nas Nações Unidas, de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Em um espírito de solidariedade e cooperação intelectual, as instituições de ensino superior e de pesquisa reúnem seus recursos por meio das Cátedras UNESCO ou das Redes UNITWIN para promover pesquisas prospectivas e contribuir para abordar questões de desenvolvimento complexas e multifacetadas. Eles atuam como ‘think tanks’ e construtores de pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas, fortalecendo assim o nexo pesquisa-treinamento-política-sociedade da UNESCO.

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00