Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Cátedra UNESCO de EJA entrega obras literárias em duas unidades prisionais de João Pessoa, CONFIRA!

Publicado no dia 08/02/2019 19:21
No dia 17 de dezembro de 2018 foi realizada a entrega das obras arrecadadas durante o "Seminário sobre Políticas de Educação e Aprendizagem de Jovens e Adultos na Contemporaneidade", em duas das unidades prisionais de João Pessoa, contando com o apoio da  Coordenadora Estadual da Educação em Prisões, Eliane Maria de Aquino.

Fomos recebidos pelo diretor adjunto do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, o Sr. Breno Cavalcanti Cunha, que nos apresentou a estrutura física da Unidade, e as atividades educativas realizadas pela equipe do Centro junto às internas.

Segundo o Diretor, o espaço físico da unidade passou recentemente por pequenas reformas de cunho revitalizador, que tornou as áreas, principalmente as externas, mais coloridas e visualmente mais agradáveis, pela presença de áreas verdes, como os jardins verticais e horizontais, canteiros e espaço de tráfego com flores e plantas ornamentais, em diferentes espaços da unidade.

O diretor nos informou que, “mesmo sem muitos recursos para tal, a direção optou pelo uso de materiais recicláveis para garantir o investimento na melhoria do aspecto visual do local”, que com toda certeza contribui significativamente para o processo socioeducativo e (re) inserção social das mulheres que cumprem suas penas na unidade.

Imagem – Jardim vertical
Fonte: Cátedra UNESCO de EJA.

Sempre acompanhados do Diretor adjunto, conhecemos as salas de aula do Centro e realizamos a entrega das obras literárias na biblioteca, que funciona em uma delas. O acervo apesar de reduzido, encontra-se muito bem organizado e acessível às internas.

Nesse sentido, as doações vieram para somar e oferecer mais possibilidades de leitura para essas mulheres, pois acreditamos que a leitura tem um papel fundamental na construção do conhecimento, e na promoção do bem-estar, pois, sabemos que a leitura pode ser extremamente prazerosa.

Especialmente nos ambientes de privação de liberdade, a leitura é uma maneira de tornar possível a visitação a realidades diferentes, através do uso da imaginação.

Imagem: Entrega de obras literárias
Fonte: Cátedra UNESCO de EJA.

Durante a visita conhecemos o auditório no qual ocorrem alguns projetos sociais desenvolvidos por instituições religiosas, que ofertam às internas aulas de música, entre outras atividades. Além dessas atividades, também existe na unidade um projeto que contribui para a formação das mulheres para o trabalho, intitulado “castelo das bonecas”.

O projeto supracitado consiste na instrumentalização dessas mulheres para a geração de renda através da confecção de produtos artesanais. São selecionadas as internas consideradas com os melhores comportamentos, e oferecido a elas o curso com módulos práticos para o aprendizado das técnicas manuais necessárias para a produção dos materiais.

Um projeto como este, além de contribuir com a qualidade de vida da interna, combatendo a ociosidade, que muitas vezes acomete as internas, auxilia na construção de projetos de vida e gera oportunidades para que essas mulheres tenham êxito ao retornarem ao convívio social, sendo uma ponte de enfrentamento a reincidência criminal e apoio a (re) inserção social.

Imagem: Castelo das bonecas
Fonte: Cátedra UNESCO de EJA.

A equipe da Cátedra, acompanhada pela Coordenadora Estadual de Educação em Prisões, seguiu para a Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, onde fomos recebidos pelo pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Cel. Sergio Fonseca e sua equipe.
Participamos, juntamente com a equipe da unidade, do ato de encerramento das atividades do ano letivo do Projeto Cultural “ Reflexões no cárcere ao som de Zé Ramalho”, no qual o Coordenador da Cátedra realizou a entrega simbólica de um livro a um dos internos da unidade, que participou do referido projeto cultural.

Imagem: Entrega de livros no ato de encerramento do Projeto Cultural
Fonte: Cátedra UNESCO de EJA.

Durante o encerramento aconteceram diversas apresentações culturais, realizadas pelos internos da unidade, demonstrações práticas de atividades desenvolvidas no projeto, além de apresentações de produções escritas dos alunos do projeto, acompanhados por seus professores/as.

O projeto tem como objetivo principal, estimular a construção indentitária dos internos auxiliando o processo de escolarização dos mesmos, aplicando atividades multidisciplinares, em consonância com a realidade cultural dos alunos, auxiliando-os na construção de projetos de vida que deem as condições necessárias para a (re) inserção social desses homens, através da educação para a cidadania, a ética e o trabalho.

Imagem: Encerramento do Projeto cultural
Fonte: Cátedra UNESCO de EJA.

Ficamos honrados em conhecer e contribuir, de alguma maneira, para a melhoria da situação educacional dessas unidades prisionais.

Dar visibilidade a projetos como estes a nível local, nacional e internacional, faz parte da nossa missão, e possui uma importante função social, pelo fato de tornar conhecidos os trabalhos de sucesso realizados nesses espaços, que cada vez mais tem sido estigmatizados socialmente, evidenciando o papel transformador da educação, especialmente em ambientes de privação de liberdade, sendo esta uma das áreas de atuação do Educador/a.

Por: Jéssica Rodrigues Anizio Lira - Bolsista da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos.

Confira outras notícias

Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00