Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Participe da Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’ - 100% online e gratuita!


Participe da Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’ - 100% online e gratuita!
Publicado no dia 03/04/2019 12:16

 

Em tempos de fake news, testemunhamos ataques infundados ao patrono da educação brasileira e à sua pedagogia. Desta forma, a Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’ ampliará ainda mais o espaço de debate sobre o pensamento deste grande educador, abordando sua atualidade, as contribuições que ele traz para a educação do futuro e, também, fortalecendo a concepção de educação emancipadora e transformadora, que está no centro de sua obra.

 Período de Realização: 11, 12, 13 e 14 de abril de 2019 

 Formato: 4 videoaulas, de 10 a 15 minutos cada, 100% online 

 Reflexão: Após assistir às videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo e crítico, fazendo conexões com o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não.

 Certificação: Receba certificado de 20 horas, após assistir às 4 videoaulas e realizar comentário reflexivo. 

 Docentes: Ladislau Dowbor, Ismar de Oliveira Soares, Afonso Celso Scocuglia, Moacir Gadotti. 

 Inscrição: Ganhe o PDF do livro “Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire”, Moacir Gadotti e Martin Carnoy (org.) 

 


Confira a programação da Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’

 

Data da Exibição Inicial: 11/04/2019 
Docente: Ladislau Dowbor 

Data da Exibição Inicial: 12/04/2019 
Docente: Ismar de Oliveira Soares 

Data da Exibição Inicial: 13/04/2019 
Docente: Afonso Celso Scocuglia 

Data da Exibição Inicial: 14/04/2019 
Docente: Moacir Gadotti 

* As videoaulas terão as participações dos educadores Ângela Biz Antunes e Paulo Roberto Padilha.

* As videoaulas ficarão disponíveis na Plataforma até 20 de maio de 2019.

* Quer saber sobre a Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’? Clique aqui e baixe o arquivo em pdf.

 

Conheça os educadores da Jornada 
‘Paulo Freire em tempos de fake news’

 

Ladislau Dowbor

Formado em economia pela Universidade de Lausanne (Suíça) com doutorado pela Escola Central de Planificação e Estatística de Varsóvia. Trabalhou em numerosos países dirigindo projetos da ONU de assessoria em planejamento econômico e social. É autor de dezenas de livros e estudos sobre desenvolvimento sustentável, em particular A Reprodução Social, A Era do Capital Improdutivo, Tecnologias do Conhecimento. Todos os seus trabalhos estão disponíveis online gratuitamente, para uso não comercial, na sua página internet http://dowbor.org. Contato: ldowbor@gmail.com.br

 

Ismar de Oliveira Soares

Jornalista; Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1988), com pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee, WI, USA (1999-2000); Ressemantizou o conceito da Educomunicação (Pesquisa FAPESP, 1997-1999). A partir de 2000, supervisionou políticas públicas de formação neste campo, em níveis federal, estadual e municipal. Articulou a implantação da Licenciatura em Educomunicação na USP, a partir dos pressupostos freirianos. Recebeu o prêmio Educare 2007, com o título de Educador do Ano no Brasil, a partir da escolha dos internautas. Presidente da ABPEducom, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Membro do Conselho de Comunicação Social do Congressso Nacional (2015-2017). Contato: ismarolive@yahoo.com. Internet: www.abpeducom.org.br / www.cca.eca.usp.br.

 

Afonso Celso Scocuglia

Mestre em Educação (UFPB), Doutor em História (UFPE), Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Université de Lyon, França, 2009) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2010), Scocuglia é professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi professor visitante da Universidade de Buenos Aires entre 2010 e 2016. Implantou e coordenou a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos e o Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos: História e Memória - Nordeste/Brasil. Tem se dedicado nos últimos anos às pesquisas nos Arquivos da ditadura militar no Brasil (1964-1985), cujo trabalho resultou em diversas publicações (artigos e livros).

 

Moacir Gadotti

Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001)Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.

 

Conheça os professores coordenadores da Jornada 
‘Paulo Freire em tempos de fake news’

 

Ângela Biz Antunes

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de jovens e adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da escola: princípios e propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (IPF, 2010), com Paulo Roberto Padilha. Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

 

Paulo Roberto Padilha

Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagogo, bacharel em Ciências Contábeis, músico e compositor musical. Coordena a EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire onde trabalha há 24 anos, já tendo sido Coordenador do Movimento da Escola Cidadã, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Diretor Pedagógico. Autor dos livros Planejamento dialógico: como elaborar o projeto político-pedagógico da escola; Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação e Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural. Como artista, músico e compositor, criou o projeto Transbordarte2033 (vide site: www.transbordarte2033.com.br), onde podem ser encontrados seus CDs musicais).

 
 

 

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS PAULO FREIRE É UMA ASSOCIAÇÃO CIVIL, SEM FINS LUCRATIVOS, FUNDADA EM SETEMBRO DE 2001, EM SÃO PAULO - BRASIL, QUE TEM POR FINALIDADE A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO E DOS DIREITOS HUMANOS.

 

Fonte:EaD Freireana/ Instituto Paulo Freire

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