Em tempos de fake news, testemunhamos ataques infundados ao patrono da educação brasileira e à sua pedagogia. Desta forma, a Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’ ampliará ainda mais o espaço de debate sobre o pensamento deste grande educador, abordando sua atualidade, as contribuições que ele traz para a educação do futuro e, também, fortalecendo a concepção de educação emancipadora e transformadora, que está no centro de sua obra.
Período de Realização: 11, 12, 13 e 14 de abril de 2019
Formato: 4 videoaulas, de 10 a 15 minutos cada, 100% online
Reflexão: Após assistir às videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo e crítico, fazendo conexões com o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não.
Certificação: Receba certificado de 20 horas, após assistir às 4 videoaulas e realizar comentário reflexivo.
Docentes: Ladislau Dowbor, Ismar de Oliveira Soares, Afonso Celso Scocuglia, Moacir Gadotti.
Inscrição: Ganhe o PDF do livro “Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire”, Moacir Gadotti e Martin Carnoy (org.)
Data da Exibição Inicial: 11/04/2019
Docente: Ladislau Dowbor
Data da Exibição Inicial: 12/04/2019
Docente: Ismar de Oliveira Soares
Data da Exibição Inicial: 13/04/2019
Docente: Afonso Celso Scocuglia
Data da Exibição Inicial: 14/04/2019
Docente: Moacir Gadotti
* As videoaulas terão as participações dos educadores Ângela Biz Antunes e Paulo Roberto Padilha.
* As videoaulas ficarão disponíveis na Plataforma até 20 de maio de 2019.
* Quer saber sobre a Jornada ‘Paulo Freire em tempos de fake news’? Clique aqui e baixe o arquivo em pdf.
Formado em economia pela Universidade de Lausanne (Suíça) com doutorado pela Escola Central de Planificação e Estatística de Varsóvia. Trabalhou em numerosos países dirigindo projetos da ONU de assessoria em planejamento econômico e social. É autor de dezenas de livros e estudos sobre desenvolvimento sustentável, em particular A Reprodução Social, A Era do Capital Improdutivo, Tecnologias do Conhecimento. Todos os seus trabalhos estão disponíveis online gratuitamente, para uso não comercial, na sua página internet http://dowbor.org. Contato: ldowbor@gmail.com.br
Jornalista; Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1988), com pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee, WI, USA (1999-2000); Ressemantizou o conceito da Educomunicação (Pesquisa FAPESP, 1997-1999). A partir de 2000, supervisionou políticas públicas de formação neste campo, em níveis federal, estadual e municipal. Articulou a implantação da Licenciatura em Educomunicação na USP, a partir dos pressupostos freirianos. Recebeu o prêmio Educare 2007, com o título de Educador do Ano no Brasil, a partir da escolha dos internautas. Presidente da ABPEducom, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Membro do Conselho de Comunicação Social do Congressso Nacional (2015-2017). Contato: ismarolive@yahoo.com. Internet: www.abpeducom.org.br / www.cca.eca.usp.br.
Mestre em Educação (UFPB), Doutor em História (UFPE), Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Université de Lyon, França, 2009) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2010), Scocuglia é professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi professor visitante da Universidade de Buenos Aires entre 2010 e 2016. Implantou e coordenou a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos e o Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos: História e Memória - Nordeste/Brasil. Tem se dedicado nos últimos anos às pesquisas nos Arquivos da ditadura militar no Brasil (1964-1985), cujo trabalho resultou em diversas publicações (artigos e livros).
Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001), Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.
Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de jovens e adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da escola: princípios e propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (IPF, 2010), com Paulo Roberto Padilha. Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.
Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagogo, bacharel em Ciências Contábeis, músico e compositor musical. Coordena a EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire onde trabalha há 24 anos, já tendo sido Coordenador do Movimento da Escola Cidadã, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Diretor Pedagógico. Autor dos livros Planejamento dialógico: como elaborar o projeto político-pedagógico da escola; Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação e Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural. Como artista, músico e compositor, criou o projeto Transbordarte2033 (vide site: www.transbordarte2033.com.br), onde podem ser encontrados seus CDs musicais).