Na América Latina e Caribe a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) tem sofrido ataques em diferentes esferas: social, educacional, política, econômica, entre outras.
Temos perdido um espaço, que, por meio de muita luta e resistência havíamos conquistado. O que observamos no cenário latino-americano, são realidades preocupantes no que se refere ao acesso, a garantia, a permanência, a qualidade, a laicidade e a equidade na educação, voltada para a EPJAI.
A EPJAI, tem sido cada vez mais atingida pela onda conservadora que assola o mundo, no contexto atual. Avanços em diferentes metas da Agenda 2030 estão sendo seriamente comprometidos com o avanço de projetos de educação que desconsideram o direito dessas pessoas à educação, sendo este um direito que serve de base para a conquista de tantos outros.
O contexto sociopolítico atual contribui para a perpetuação da negação do Direito Humano à educação para grupos sociais historicamente oprimidos pelos interesses do mercado, como as mulheres, os povos indígenas, os afrodescendentes, as pessoas com deficiência, além dos jovens, adultos e idosos.
A educação inclusiva, na perspectiva da interculturalidade, assume um papel fundamental como mecanismo de resistência social aos modelos e projetos de educação que primam por manter a estrutura excludente e desigual das sociedades atuais.
Diante disso, organizações preocupadas em promover um debate mais consciente e amplo com as comunidades que compõem esse bloco de países, decidiram promover uma campanha de conscientização sobre a importância da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Para ter acesso aos conteúdos, notícias e informações que estão sendo produzidos nesta campanha, conheça o Blog organizado pelo CEAAL, CLADE E ICAE, clicando aqui.
Por: Jéssica Lira – Bolsista da Cátedra UNESCO de EJA