Durante a 36ª sessão, em 2011, a Conferência Geral da UNESCO proclamou a quarta semana de maio como a Semana Internacional da Educação Artística, que foi aprovada por unanimidade, pelos 182 Estados-Membros da UNESCO. Em 23 de maio de 2012, Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, lançou a Semana Internacional de Educação Artística na sede da UNESCO, em Paris.
A Semana Internacional da Educação Artística tem o propósito de aumentar a conscientização da comunidade internacional sobre a importância da educação artística e reforçar a sua cooperação, promovendo a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social. Sensibilizar para a importância da educação artística como vetor do diálogo, da inclusão social e da tolerância nas nossas sociedades multiculturais e interligadas.
Este ano, as celebrações presenciais anteriormente previstas para serem sediadas na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro (25), na Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Desporto, em Lisboa (26), na Biblioteca Municipal de Serpa (27), na Escola Jardim do Monte, em Alhandra (28), na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no Funchal (29), na Biblioteca Municipal e no Arquivo Histórico do Funchal (30), em Cascais – Cidade de Aprendizagem da UNESCO, dia 31, foram adiadas para a Semana da Educação Artística, que decorrerá entre 25 e 30 de maio de 2021.
Disponibilizamos também a tradução do vídeo lançado pela UNESCO, com o título "Semana Internacional de Educação Artística | Porque Educação Artística Importa":
Fonte: Youtube
Todos temos uma alma artística. Educação artística nos ajuda a entender a riqueza da nossa herança. Educação artística abre novos horizontes. Educação artística promove a nossa apreciação pela diversidade cultural. Educação artística faz o aprendizado diversificado e divertido. Educação artística faz o aprendizado inclusivo e participativo. Educação artística estimula nossa resiliência. Educação artística estimula o nosso pensamento crítico. Educação artística estimula a nossa imaginação e criatividade. Educação artística apoia a aprendizagem ao longo da vida para todos.
Autor: Juan Carlos da Silva