Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Sally Tallant, Presidente e Diretora Executiva do Museu Queen: Repensando museus para o futuro

Publicado no dia 28/05/2020 18:56

Com novas restrições ao acolhimento de visitantes, o Museu Queens na cidade de Nova York - como muitas outras instituições ao redor do mundo - está refletindo sobre a melhor forma de redefinir nossos laços com a arte e a cultura.

Sally Tallant
Presidente e Diretora Executiva do Museu Queens

Em todo o mundo, os museus foram fechados devido ao impacto da COVID-19. Isso significa que essas instituições tiveram que aprender rapidamente como operar remotamente e permanecer relevantes e visíveis enquanto seus edifícios permanecem fora dos limites. O papel da cultura e dos museus em nossa sociedade já está passando por rápidas mudanças. O conteúdo digital agora é essencial para manter o público confinado em suas casas. Os desafios de adaptação ao número reduzido de visitantes, distanciamento social no museu e garantia de pessoal e segurança pública significam que a experiência da cultura será radicalmente mudada. Esses tempos imprevisíveis exigem tomadas de decisão rápidas em todos os níveis.

A necessidade de mudança de modelo

Até que haja uma recuperação completa, os museus com grandes doações e coleções para atrair estarão em uma posição melhor do que os pequenos, que dependem de contribuições de apoiadores, que provavelmente sofrerão profundas perdas eles mesmos.

Conforme enfrentamos os desafios de um mundo dramaticamente alterado devido ao impacto da COVID-19, estamos pensando no futuro do museu. Queens, o bairro mais diverso da cidade, onde o museu está localizado, estava no epicentro da pandemia em Nova York. Seus bairros estão entre os mais vulneráveis ​​nos cinco distritos. Eles incluem muitos de nossos funcionários essenciais - eles dirigem táxis, estocam supermercados, produzem e entregam alimentos e trabalham na organização de shows. Muitas vezes, seus empregos não oferecem seguro de saúde, benefícios ou proteção ao emprego. Muitos são imigrantes sem documentos e não têm o luxo de ficar em casa e não trabalhar.

Houve um fracasso político sistêmico em fornecer recursos equitativos e assistência médica, o que levou ao desenvolvimento de uma sociedade que carece de empatia, cuidado e respeito pelas pessoas e pela diversidade. As comunidades da classe trabalhadora em nossos bairros estão sofrendo desproporcionalmente.

Agora estamos vivendo com uma precariedade palpável. Somos confrontados com muitas perguntas: como retornaremos ao museu? O que vai significar para as pessoas se reunirem mais uma vez em locais públicos? Que medidas precisamos tomar para tornar nossos espaços seguros - para nossa equipe e para o público? Juntamente com meus colegas no Queens, estamos trabalhando com a comunidade para entender o que é relevante e o que é necessário. Precisamos recuperar, reconectar, reparar, curar; precisaremos aprender juntos como podemos gerar espaços produtivos e alegres, ao mesmo tempo em que respondemos aos cuidados e necessidades práticas de nossas comunidades.

Apresentando coleções existentes

A história do Museu Queens e sua localização podem fornecer um guia para entender como podemos criar um modelo relevante de museu para o futuro e desenvolver estratégias para apoiar artistas, educadores e nossas comunidades. A coleção de mais de 13.000 objetos nos permite contar histórias que nos ajudarão a informar nosso futuro, usando os fragmentos do passado. Convidaremos artistas, curadores e o público a agitar e ativar seu conteúdo para fazer exposições e exibições.

Fundado em 1972, o Museu está localizado no prédio da cidade de Nova York, que foi construído para abrigar o Pavilhão da Cidade de Nova York na Feira Mundial de 1939-1940. A feira foi planejada durante a Grande Depressão (1929-1939) e teve como objetivo um projeto edificante para o público e para a economia. O tema "O mundo de amanhã" enfatizou esse otimismo e esperança para o futuro. De 1946 a 1950, o prédio abrigou a Assembléia Geral das recém-formadas Nações Unidas até que o local da atual casa da ONU em Manhattan se tornou disponível.

Para saber mais informações sobre o que foi dito na matéria e como escritores, designers, arquitetos estão convidados a contribuir com o Museu Queens, acesse a entrevista completa no site da UNESCO (aqui estará o link da entrevista completa, em inglês).

Autor: Juan Carlos da Silva

Fonte: UNESCO