Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos

Evento – Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida. A educação de jovens e adultos em tempos de incerteza


Evento – Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida. A educação de jovens e adultos em tempos de incerteza
Publicado no dia 11/08/2020 02:33

Escrito por Juan Carlos da Silva

 

A Rede Universitária de Educação de Jovens e Adultos (RUEPJA), formada por diversos acadêmicos de universidades estaduais do sistema de ensino superior chileno, está desenvolvendo uma série de colóquios virtuais para discutir a Educação de Jovens e Adultos (EPJA).

Esse é o segundo evento virtual. O primeiro colóquio virtual, realizado em 10 de julho, foi convocado pela Rede e organizado pela Universidade de Playa Ancha, com a participação de mais de 300 especialistas, professores e pesquisadores do Chile e de outros países latino-americanos. A apresentação de dirigentes e professores da EPJA e de acadêmicos da Rede, aliada à participação através do chat das pessoas conectadas, permitiu obter uma visão panorâmica sobre a forma como a educação de jovens e adultos enfrenta a crise atual. saúde e social.

Neste colóquio, foram abordados quatro temas centrais: a gestão dos centros de educação de jovens e adultos face à pandemia, a interação dos centros com os alunos e famílias, as respostas pedagógicas e didáticas dos professores e centros educativos. Junto com o desenvolvimento dessas questões, algumas propostas de políticas foram feitas pelos participantes.

O segundo evento virtual, convocado para o dia 14 de agosto, tem como objetivo analisar os significados e desafios da Educação de Jovens e Adultos em tempos de incerteza e complexidade crescente. Este novo colóquio busca colocar a aprendizagem e a educação de jovens e adultos em uma perspectiva de futuro a partir de quatro noções-chave: a abordagem do direito à educação como um direito humano fundamental; o paradigma da aprendizagem ao longo da vida como um processo que ocorre ao longo da vida e em todas as áreas em que se desenvolve; a abordagem comunitária e territorial como espaço / tempo de aprendizagem de organizações e redes em que a educação tem potencial para contribuir para o fortalecimento da identidade territorial, desenvolvendo capacidades e talentos de quem compartilha uma história comum e desafios cotidianos; a aprendizagem de qualidade como experiência educacional que oferece a todas as pessoas oportunidades de desenvolvimento integral de suas potencialidades e talentos, e que as capacita a serem cidadãos ativos da sociedade. 

Convite virtual. Fonte: Umce.cl

 

Lembrando que as informações dispostas aqui foram traduzidas do idioma original, espanhol. Você também pode encontrar mais esclarecimentos clicando aqui. Inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Confira outras notícias

ATENDIMENTO

(83) 3216-7703
Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
contato@catedraunescoeja.com.br
Facebook
Catedraunescoeja
CatedraEJA
Cidade Universitária, S/N, Castelo Branco, João Pessoa - PB
Centro de Educação - UFPB
734K visitas
42.1K downloads
2.1K buscas
Desenvolvimento por Visual Slim