Notícias
Aluna do CE recebe prêmio acadêmico durante intercâmbio no Reino Unido
A Assessoria de Internacionalização do Centro de Educação tem como missão incentivar a mobilidade acadêmica e reconhecer o esforço dos discentes que se dedicam a expandir seus horizontes por meio de experiências internacionais. Vitória Nunes dos Santos, estudante de Psicopedagogia, foi selecionada no Edital Nº10/2024 da FAPESQ-PB para um intercâmbio no Warwickshire College and University Centre, no Reino Unido. Durante sua estadia, Vitória não apenas aprofundou seus conhecimentos acadêmicos, mas também teve seu empenho reconhecido internacionalmente ao receber o prêmio "Best Attitude to Learning", concedido pela universidade inglesa. Ao retornar ao Brasil, a Assessoria de Internacionalização convidou a estudante para compartilhar sua experiência e os impactos do intercâmbio em sua trajetória acadêmica e profissional.
"Essa experiência foi única. Eu jamais imaginei que, em apenas quatro meses, tantas portas se abririam na minha área."
Depoimento de Vitória Nunes dos Santos
"Receber o prêmio "Best Attitude to Learning" foi a confirmação de que o caminho que eu estava trilhando e todo o esforço dedicado ao aprendizado estavam valendo a pena. Foi um momento de grande orgulho para mim.
Essa experiência foi única. Eu jamais imaginei que, em apenas quatro meses, tantas portas se abririam na minha área. Além de aprofundar meus conhecimentos acadêmicos, tive a oportunidade de compreender como minha área funciona em outro país – um diferencial significativo para minha carreira. Aprender sobre as logísticas do setor, escrever artigos em uma língua diferente e lidar com novos desafios foram experiências marcantes que enriqueceram minha trajetória.
Acredito que essa vivência também facilitará meu retorno à universidade como aluna integral no futuro, pois já tive contato com seu ambiente acadêmico por meio desse programa.
Agora, meu próximo passo é aplicar tudo o que aprendi no intercâmbio na escrita da minha monografia, inspirada nas experiências acadêmicas que vivenciei durante esse período.
Para quem deseja embarcar em uma experiência como essa, minha dica é: organização é essencial. Saber equilibrar momentos de lazer com dedicação aos estudos é fundamental, assim como aproveitar ao máximo as trocas com professores e profissionais da universidade. Eles possuem vivências incríveis e podem ser conexões valiosas para o seu futuro."
A experiência de Vitória Nunes dos Santos reflete a importância da internacionalização no ensino superior e o impacto positivo que programas de mobilidade acadêmica podem trazer para a formação dos estudantes. Esta vivência amplia a visão dos alunos sobre possibilidades de atuação e fornece uma bagagem única de conhecimentos. A Assessoria de Internacionalização do Centro de Educação da UFPB segue comprometida em oferecer novas oportunidades para que mais estudantes possam vivenciar experiências semelhantes, fortalecendo ainda mais a presença da universidade no cenário acadêmico global.