Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Centro de Educação lança Projeto Minidocs

Centro de Educação lança Projeto Minidocs

O Projeto Minidocs objetiva a produção de pequenos documentários na área da educação

publicado: 03/10/2024 13h21, última modificação: 03/10/2024 13h21

Centro de Educação lança Projeto Minidocs para Explorar Temas de Educação e Inovação Pedagógica

O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de sua assessoria de comunicação em parceria com o AntiLab - Laboratório de pesquisas antidisciplinares (DFE-UFPB) acaba de lançar o Projeto Minidocs, uma iniciativa que visa produzir uma série de pequenos documentários focados em temas relacionados à educação e áreas correlatas. O projeto promete revisitar experiências da comunidade acadêmica, destacando práticas pedagógicas criativas, desafios do ensino e aprendizados significativos.

Os Minidocs utilizarão entrevistas, imagens do cotidiano acadêmico e narrativas para aprofundar discussões sobre a educação e seu papel na formação de cidadãos críticos e participativos. A série não apenas informará o público, mas também buscará inspirar reflexões sobre o papel transformador da educação na sociedade. Esses documentários serão amplamente divulgados em plataformas digitais, garantindo maior alcance e estimulando o diálogo sobre os desafios e inovações no campo educacional. Segundo a coordenação do projeto, o professor Daniel Figueiredo, a iniciativa reforça a importância da valorização da produção acadêmica e a disseminação do conhecimento, aproximando ainda mais o Centro de Educação com a comunidade externa.

O Projeto Minidocs surge, assim, como uma ferramenta fundamental para promover discussões sobre a educação no contexto atual, fortalecendo o papel da universidade na construção de uma sociedade mais crítica e socialmente justa. A estreia da série traz dois grandes nomes da área de arte e educação: Gazy Andraus e Ciberpajé (Edgar Franco). Conhecidos por suas contribuições nas pesquisas de arte-educação,  Andraus e Franco são referências no campo das artes visuais, quadrinhos e narrativas gráficas, com uma forte interseção com o ensino e a pesquisa acadêmica.

Gazy Andraus, doutor em Ciências da Comunicação, tem uma trajetória reconhecida na produção de quadrinhos poético-filosóficos e na reflexão sobre a utilização dessa arte como ferramenta pedagógica. Já Edgar Franco, conhecido como Ciberpajé, é um dos principais nomes da arte digital no Brasil, explorando temas relacionados ao pós-humanismo, fanzines e tecnologia através de seu trabalho multimídia. Na entrevista, ambos discutiram suas experiências no campo educacional, suas visões sobre a integração entre arte e ensino e como suas criações podem servir de ponte para uma educação mais crítica e criativa. O público terá a oportunidade de conhecer práticas pedagógicas que envolvem o uso de arte e quadrinhos como ferramentas poderosas de transformação social.

A escolha desses dois entrevistados para abrir a série reforça o compromisso do Projeto Minidocs em valorizar vozes que trazem inovação e reflexão para o universo da educação. As entrevistas estarão disponíveis nas plataformas digitais da UFPB, garantindo acesso gratuito ao público e ampliando o alcance das discussões propostas pelo projeto.

O vídeo pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/aRmW5kac9fQ?si=xgg3NEsQrp5kMeE3

Daniel Figueiredo (ACOM/CE)