Notícias
Confira tudo que aconteceu na XXII edição do Endipe em João Pessoa
O XXII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe) é um evento nacional que reúne diversos professores(as) e pesquisadores(as) para adquirir e compartilhar vivências e aprendizados no campo da educação. A edição de 2024 ocorreu em João Pessoa, Paraíba. O Centro de Educação da UFPB foi escolhido para sediar o evento nos dias 07 e 08 de novembro. No dia 05, foi realizada a cerimônia de abertura no Teatro Pedra do Reino, que contou com a presença da diretora do CE, Adriana Diniz.
Na solenidade, o público pode prestigiar as apresentações artísticas e culturais da orquestra da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Semec) e do grupo de crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
O coordenador do XXII Endipe, professor doutor Leonardo Severo, destacou que o Encontro foi uma experiência de encontros, reencontros, e principalmente, um momento de muita alegria.
“É revigorante porque, apesar das condições cada vez mais distantes do que necessitamos para dar conta das nossas funções pedagógicas como educadores e educadoras em diferentes contextos, o campo da didática existe e tem se constituído como um locus muito privilegiado para a produção de conhecimento crítico sobre a educação”, realçou.
Para o professor Leonardo Severo o sentimento da equipe organizadora e de todos aqueles que puderem contribuir com a infraestrutura do evento é o de que fizeram o melhor, dentro das possibilidades oferecidas.
“O êxito do Encontro passa pela atuação de cada colaborador (a), coordenadores (a), executivos (a), as comissões, entre outras pessoas, pois é um evento que envolve muita gente. Mas, de modo muito particular, gostaria de reiterar o agradecimento à diretora do CE, nossa querida professora Adriana, pela generosidade em também colaborar com a condução das decisões no evento. Enfim, o Endipe mais uma vez acontece e nos vemos em 2026 em Pelotas”, reforçou.
O maestro da orquestra, Rômulo Albuquerque, relatou a importância de apresentações culturais em eventos de abrangência nacional como o Endipe. “Estamos muito felizes em nos apresentar no Encontro. E para os professores que desejam se inscrever no grupo e participar dos ensaios é necessário entrar em contato e conferir o horário com a equipe organizadora da orquestra”, comentou.
A conferência de abertura, apresentada pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (Feusp) teve como tema os avanços da didática no Brasil, e trouxe uma perspectiva histórica das conquistas da educação.
Ainda no Teatro Pedra do Reino, o segundo dia de evento foi marcado pelas sessões especiais, com temas voltados ao legado do Endipe e do ANDEP, a formação de pedagogos e o direito à Educação nas escolas públicas. Ocorreu também a apresentação dos trabalhos em painéis e pôsteres, dispostos no hall do Teatro. Além disso, os participantes do evento puderam desfrutar de feiras de artesanato, culinária e livros.
Nos dias 07 e 08 de novembro, a programação foi marcada por simpósios, contemplando os eixos temáticos do evento, bem como apresentações de pôsteres, painéis e muita música na praça do Centro de Educação.
No sábado (09), a conferência “A lógica utilitária e a sociedade administrada: formas de resistência para uma escola democrática e humanizante” marcou o encerramento da XXII edição do Endipe. O evento, que trouxe à tona reflexões profundas e debates enriquecedores, fortaleceu o compromisso com a construção de uma educação mais crítica, inclusiva e transformadora.
Leila Maria e Malu Bittencourt (ACOM/CE)