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Convênio entre UFPB e Prefeitura de João Pessoa conclui primeiro ano com resultados positivos na formação de professores

publicado: 08/04/2025 18h04, última modificação: 08/04/2025 18h04

O Convênio nº 2121.11.0623, firmado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, encerrou seu primeiro ano com avanços significativos na formação continuada de professores da rede municipal. O projeto de extensão "Formação Docente Continuada na Educação Infantil e nos Anos Finais do Ensino Fundamental: práticas colaborativas e inovadoras para o desenvolvimento curricular" teve suas ações apresentadas em reunião com a Secretária de Educação, Professora América de Castro, na última terça-feira (02/04).

Sobre o Projeto

Coordenado pela Profa. Dra. Nádia Jane de Sousa e pelo Prof. Dr. Leonardo Rolim Severo (DHP/UFPB), o convênio visa fortalecer a formação de educadores por meio de ações colaborativas entre a universidade e a rede pública de ensino. O eixo "Anos Finais do Ensino Fundamental" (AFEF), sob coordenação do Prof. Dr. Leonardo Rolim Severo e da Profa. Dra. Nathália Rocha (DHP/UFPB), promoveu encontros mensais destinados a 13 grupos de professoras(es) organizados por componentes curriculares, alcançando mais de 800 docentes certificados em 2024. Além disso, seminários formativos integradores foram realizados com frequência semestral.  

Dessa forma, houveram dois seminários no último ano. O I Seminário (fevereiro/2024) foi realizado durante a XII Jornada de Formação dos Educadores (JOFEM), dialogando sobre as práticas curriculares para justiça social. Já o II Seminário (junho/2024) reuniu 700 professores para debater "Avaliação da Aprendizagem e Equidade". Na dimensão avaliativa, foi realizado o primeiro ciclo de monitoramento no mês de agosto, mediante visitas a quatro escolas municipais para reuniões com equipes gestoras e grupos focais com estudantes dos AFEF. 

O sucesso do projeto consolida a parceria entre UFPB e Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e inovadora. Destaca-se a importância da construção de um espaço qualificado de diálogo colaborativo entre Universidade e Educação Básica, viabilizado pelo projeto de formação continuada, na busca por alternativas didático-curriculares para o enfrentamento dos desafios impostos na afirmação do Direito à Educação em suas múltiplas dimensões.