Notícias
No dia 13/07 acontecerá o lançamento do livro ENTRE PARÊNTESES POEMAS, de Marineuma de Oliveira
LIVRO ENTRE PARÊNTESES - Poemas, de Marineuma de Oliveira
Qual é a sua identidade? De que memórias você não abre mão? Como é conviver com seus desatinos, seus animais e a natureza que cerca você e envolve seu cotidiano? Essas são algumas das indagações que o livro ENTRE PARÊNTESES – POEMAS, de Marineuma de Oliveira, traz, propondo reflexões de cunho existencial.
A autora vem de uma família de músicos e ativistas culturais da cidade de Pocinhos. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, alguns voltados para o uso da poesia em sala de aula. É apaixonada pelas artes em geral, mas é na leitura e na escrita literárias que se encontra, enquanto educadora e poetisa. Defende que a poesia é capaz de tocar as pessoas, se a elas for dado o direito de desenvolver o olhar poético para o que as cercam, por isso produz, a cada ano, um sarau para o qual escolhe um tema a ser trabalhado, a partir de poemas, músicas, performances, coreografias e artes visuais que o retratam. Esse espetáculo entra em cartaz em um teatro de João Pessoa, levando o público presente à emoção de refletir sobre a própria vida pelo viés da arte. Também é idealizadora e coordenadora do Poética Evocare, grupo que leva poesia a escolas e a eventos culturais e acadêmicos, sempre com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura literária através de uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo habilidades artísticas dos participantes.
É assim que ela fala de sua obra em um texto aos leitores:
“Na verdade, não sou poeta da beleza sonora, da forma perfeita nem do verso simétrico e bem traçado. Gosto dos versos livres, que flexibilizam os sentidos, e de rimas esparsas, não obrigatórias, as quais marcam uma cadência deliberadamente aleatória, assim como gosto de brincar com as palavras, como em um jogo. E sobre o que eu escrevo? O que me inspira a escrever? São as memórias afetivas que carrego e que me forjaram uma identidade construída, principalmente, no seio de uma família que tem veia artística, os fatos corriqueiros do cotidiano, a natureza que me cerca, meus animais, as coisas simples do dia a dia, os desatinos de minha juventude e dos meus sentimentos. Olho em volta e vou tecendo meus poemas, sempre com uma mistura de incredulidade e de consternação, diante das perguntas sem respostas e de explicações nas quais não consigo acreditar.”
O livro será relançado no dia 13/07, às 19h00 no Canal de YouTube do Centro de Educação da UFPB.