Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares
conteúdo

Notícias

XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares

VI Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa, Currículo e Práticas Educativas e o IV Simpósio da Região Nordeste Sobre Currículo acontecem nos dias 25 a 27 de setembro

publicado: 25/09/2024 18h58, última modificação: 01/10/2024 10h19

XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES | VI SEMINÁRIO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS | IV SIMPÓSIO DA REGIÃO NORDESTE SOBRE CURRÍCULO

Nos dias 25 a 27 de setembro, a Universidade Federal da Paraíba sediará o XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, o VI Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa, Currículo e Práticas Educativas e o IV Simpósio da Região Nordeste Sobre Currículo. Os eventos reunirão pesquisadores/as, graduandas/es/os, pós graduandas/es/os e profissionais da educação, de diferentes nacionalidades e estados brasileiros.

"EU ESCREVO PARA UM MUNDO NO QUAL POSSA VIVER: criações docentes e reinvenções curriculares" é o tema central dos eventos. A programação abrange uma ampla gama de atividades - conferências, mesas redondas, painéis temáticos e Grupos de Trabalho.

O Colóquio pretende promover um diálogo profícuo sobre os estudos curriculares em um espaço plural de intercâmbio intelectual enriquecedor. Os debates ampliarão a compreensão sobre os desafios contemporâneos no âmbito do currículo, especialmente no contexto de uma educação democraticamente referenciada.

As políticas curriculares, muitas vezes moldadas por avaliações internacionais, podem impor limitações à qualidade curricular, afastando-se das raízes culturais e do currículo da Terra Brasilis, que um dia foi extrair o sumo da terra preta, humificada,para adoçar a vida com um saber/fazer que nutre e encanta, este é o nosso propósito.

A inspiração é a visão poderosa de Anayde Beiriz, professora e escritora paraibana, a partir de uma indagação: EM QUE MUNDO QUEREMOS VIVER? Esta pergunta, grávida de possibilidades, nos desafia a delinear os conhecimentos necessários para um mundo projetado, na busca infinita de um conhecimento que seja vida.



Por Malu Bittencourt (ACOM/CE)