Notícias
Jogos Universitários Brasileiros de 2024: estudantes do CE são destaque na competição
Estudantes do curso de Psicopedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE-UFPB) foram destaque nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, realizados em Brasília, entre os dias 8 e 19 de outubro. O aluno Brenno Eloy conquistou o primeiro lugar na modalidade acadêmico com a apresentação do trabalho “Entre Competições e Salas de Aula: a Saúde Mental e o Desempenho de Atletas Universitários”. Além disso, o discente e a estudante Maria Alicia Vieira Brandão, também da Psicopedagogia, conquistaram o terceiro lugar por equipes para a UFPB.
A comissão de atletas da Universidade foi representada pelo professor Mateus David Finco, que integra o corpo docente do CE. Ele reforçou que as conquistas da modalidade acadêmico, com a medalha de ouro no individual, e bronze por equipes, revelam o potencial de pesquisas da UFPB.
“É muito importante evidenciar que a temática, em especial ao olhar, atenção e acompanhamento à saúde mental dos estudantes atletas, é muito relevante. Esta é uma categoria que necessita, cada vez mais, de apoio institucional por meio de resoluções que prevejam assistência acadêmica e financeira, promovendo o desenvolvimento integral no desempenho acadêmico e esportivo”, pontuou o professor.
O trabalho produzido por Brenno Eloy visou, principalmente, analisar os efeitos da saúde mental no desempenho dos atletas, evidenciando que altos níveis de estresse e depressão são comuns entre eles, o que representa um risco significativo à sua saúde mental.
A vitória, nesta modalidade, representou a primeira vez que um estudante paraibano alcançou o topo da competição acadêmica nos JUBs, competindo com outros 20 participantes de diversos estados do país, como Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Para Brenno Eloy, a conquista do ouro representou, além do prêmio, um crescimento pessoal e o encerramento da sua graduação da melhor maneira possível.
“Participar esse ano foi indescritível, ano passado fui prata e havia sido meu auge. Ir esse ano, com a promessa de buscar o ouro, foi um esforço empreendido não só para superar os demais concorrentes, mas principalmente a mim mesmo, em um processo árduo e desgastante, mas com um resultado muito gratificante”, disse o discente.
O estudante também destacou que o apoio de sua dupla e da comissão de atletas da UFPB, representada pelo professor Mateus David Finco, foram fundamentais. O trabalho harmônico e em equipe refletiu, com certeza, na excelente colocação no pódio por equipes.
Malu Bittencourt (ASCOM/CE) com informações da ASCOM/UFPB