Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos do CE no XXXI ENIC conquistam prêmio Jovem Pesquisador 2023

Projetos do CE no XXXI ENIC conquistam prêmio Jovem Pesquisador 2023

publicado: 25/01/2024 09h53, última modificação: 25/01/2024 09h53

Em 05/01, a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação Geral de Programas Acadêmicos, divulgou a lista dos trabalhos premiados no XXXI Encontro de Iniciação Científica (ENIC). Entre os vencedores, o Centro de Educação (CE) foi representado pelos professores Éder da Silva Dantas e Tânia Rodrigues Palhano.

O projeto “Construindo a memória da psicopedagogia na Paraíba”, do discente Igor de Moura Mota, orientado pelo Prof. Dr. Éder da Silva Dantas, do Departamento de Psicopedagogia (DPSICO/CE), foi premiado no campo de Ciências Humanas.

“Nós buscamos descobrir quais as primeiras práticas psicopedagógicas, quais os primeiros profissionais e cursos. Ao mesmo tempo, como se organizaram os psicopedagogos em toda sua entidade, na ABPp, a Associação Brasileira de Psicopedagogia”, explica o Prof. Éder. “Creio que é uma contribuição bastante importante para a psicopedagogia da Paraíba, na medida em que traz o psicopedagogo como construtor da sua própria história e como ele se preocupou com a temática da aprendizagem, em consonância com o contexto local e nacional e, em especial, com o problema do fracasso escolar e a educação inclusiva”.

Para o professor, a premiação comprova o excelente desempenho dos orientandos. “Fizeram um ótimo trabalho, trabalhando com as fontes para uma entrevista, buscando captar informações, interpretar e escrever”.

Na categoria Iniciação Científica para o Ensino Médio, o trabalho “Conteúdos e temas de Filosofia no livro didático moderno plus Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, de Maria Vitória Juvito Matias, também figurou entre os vencedores. O projeto teve a orientação da Profa. Dra. Tânia Rodrigues Palhano, do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE/CE).

“O objetivo foi investigar que conteúdos e temas de filosofia se apresentam no livro didático e a relação com outros conhecimentos da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em seus aspectos interdisciplinares como conteúdos e temas”, descreve a Profa. Tânia. “Foi realizado um estudo a partir dos conteúdos dos seis volumes do livro didático, na compreensão de temas filosóficos em conexões na área de conhecimento das ciências humanas e sociais aplicadas”.

A docente ressalta a articulação da pesquisa entre a universidade e o ensino médio escolar para aproximar os estudantes que estão no processo de preparação para o nível superior. Além disso, ela destaca a relevância do ambiente escolar como espaço de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento: “É o lugar onde o conhecimento acontece e se desenvolve, com a vivência e experiência de estudantes e professores, aprendendo e reorganizando as experiências. Nesse caso, em torno do caráter interdisciplinar em conteúdos e temas”.

“Senti o reconhecimento de um resultado do trabalho que venho perseguindo há alguns anos, com relação ao ensino de filosofia e o livro didático. Foi muito gratificante enquanto docente e pesquisadora receber essa premiação”, comenta. “Feliz também por Maria Vitória, aluna pesquisadora do ensino médio que pretende ingressar no ensino superior. E, por fim, pelo trabalho compartilhado que realizamos com os professores regentes, as alunas bolsistas da escola e orientandas e orientandos do PPGE, integrantes do projeto”.

XXXI ENIC

O ENIC do Campus I da UFPB ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023. A 31ª edição do evento teve como lema “O papel da Iniciação Científica na UFPB para o desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida no planeta”.

A Iniciação Científica (IC) é um programa de pesquisa acadêmica em que estudantes de graduação, bolsistas ou voluntários, participam da produção científica sob a orientação de um professor universitário. O projeto parte de iniciativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As ICs despertam o interesse pelo meio científico e estimulam a prática da pesquisa, assim como incentivam diálogos sobre o exercício da ciência e disseminam o conhecimento na sociedade.

Todas as equipes cadastradas nos Programas de Iniciação Científica concorreram ao Prêmio Jovem Pesquisador. Ao todo, 37 trabalhos foram premiados: três em cada área do conhecimento e dez nas modalidades Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica para o Ensino Médio.

De acordo com a Propesq, os estudantes e orientadores premiados receberão certificados da premiação no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e terão o trabalho de pesquisa publicado no volume 29 da “Série Iniciados”.

Para conferir a lista completa dos projetos premiados, acesse o site da Propesq: propesq.ufpb.br.

Texto: Estagiária Íris Machado
ACOM/CE/UFPB