Sobre o curso
Identificação: Curso de Graduação em Matemática
Grau: Licenciatura em Matemática
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Regime Acadêmico: Créditos
Forma de Ingresso: pelo Sisu, com a nota obtida no ENEM
- Mínimo: 10 (dez) períodos letivos
- Máximo: 15 (quinze) períodos letivos
- Máximo: 360 horas ou 24 (vinte e quatro) créditos
- Mínimo: 240 horas ou 16 (dezesseis) créditos
Criação do Curso
O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV (Litoral Norte) da Universidade Federal da Paraíba, foi criado em 30/05/2006, por meio da Resolução nº 32/2006 do CONSEPE/UFPB, tendo em vista a necessidade de formação de professores para a educação básica.
Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) foi elaborado, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e para a Formação do Professor para a Educação Básica, assim como as normas da Instituição que norteiam a prática educativa, considerando o seu compromisso social, ético e político.
Nosso funcionamento teve inicio em 23/10/2006, no segundo período do Ano Letivo 2006, no município de Rio Tinto/PB.
Objetivos do curso
O Curso de Licenciatura em Matemática garante uma sólida formação em conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor e em conteúdos de áreas afins, necessárias ao exercício do magistério, que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, tornando os alunos capazes de experimentar propostas interdisciplinares.
Assim, o docente matemático deve ser capaz de tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica, a partir da realidade em que se encontra inserido. Mais do que isso, ele deve avançar para uma visão de que a ação prática é geradora de conhecimentos.
Campo de atuação profissional
O licenciado em Matemática estará qualificado para o trabalho em instituições educativas, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.
As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Portanto, o curso oferece bastante flexibilidade tanto para aquele que pretende se dedicar ao ensino da Matemática, como objetivo primordial do curso, como para aquele que deseja continuar seus estudos numa pós-graduação.
Avaliação do MEC
Em nossa avaliação mais recente, realizada pelo MEC em 2017, nosso curso recebeu os seguintes índices:
- Conceito de Curso (CC): 4
- Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
- Conceito Enade: 2
- Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): 3