PROBEX 2017: Oficinas Pedagógicas de Matemática - Formação e atuação docente
Profª Coordenadora: Maria Alves de Azerêdo
Bolsista: Renata Suzana Ribeiro de Araújo
Professoras colaboradoras: Vilmara Luiza Almeida Cabral e Rogéria Gaudencio do Rego
O projeto Oficinas Pedagógicas de Matemática: formação e atuação docente constituiu-se em uma possibilidade real de contribuir na formação de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e de estudantes de Pedagogia. O tema ‘Oficinas pedagógicas’ se refere a uma perspectiva metodológica ativa, a qual exige o fazer e o experimentar, embasados em estudos e pesquisas sobre a Educação Matemática que apontam para um novo pensar-fazer sobre o ensino, sobre a própria Matemática e sobre o ensino de Matemática - significativo e eficaz em resposta às demandas postas atualmente. As oficinas contaram com as seguintes temáticas: A construção do conceito de Número e o Sistema de Numeração Decimal; Operações aritméticas – campo aditivo e campo multiplicativo (significados e procedimentos de cálculo); Números racionais – frações e decimais; Grandezas e Medidas – comprimento, massa e capacidade. Tratou-se de um projeto de extensão com abordagem qualitativa, buscando-se intervir no processo formativo de professores e alunos.
Embora o curso de Licenciatura em Pedagogia, especificamente do Campus I, ao longo das últimas décadas, tenha passado por reformulações, deixando de formar o especialista em educação, para contribuir na formação do Magistério na Educação Infantil e Ensino Fundamental, vemos que a carga horária destinada às disciplinas específicas sobre o ensino, ainda é inferior às demandas e até ao perfil assumido pelo próprio PPC do curso. Em relação ao ensino de Matemática, temos apenas uma disciplina com 60 horas oferecida no 6º período (manhã/tarde) e 7º período (noite), cuja ementa abrange conteúdo e metodologia voltados para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Diante desse quadro, esse projeto assumiu como objetivos contribuir com a formação dos professores da rede pública e com os alunos de Graduação em Pedagogia, da UFPB no sentido ampliarmos os processos formativos e promovermos diálogos entre esses dois atores do ensino de Matemática dos anos iniciais.
O projeto Oficinas Pedagógicas de Matemática – formação e atuação docente faz parte do Programa de Extensão da UFPB - PROBEX- Programa de Bolsas de Extensão, cuja responsabilidade foi contribuir para formação profissional dos graduandos, a partir de situações reais de formação docente, disponibilizado pelas atividades de extensão. O projeto teve ao total 9 (nove) oficinas, abrangendo o período de 25 de julho a 29 de novembro de 2017, no Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – LEPPI, Centro de Educação – CE, sendo um encontro quinzenal (às terças-feiras – das 19:00 às 21:30). Contamos com a participação inicial de 26 pessoas sendo 10 professores da Rede Municipal de João Pessoa atuantes na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e 16 alunos do curso de Pedagogia e Psicopedagogia da Universidade
Federal da Paraíba cursando entre o 1° e 9° período. Nos encontros foram realizadas palestras e oficinas pedagógicas ministradas pela Professora e Coordenadora do projeto Maria Alves de Azerêdo CE/DME, e pelas Professoras colaboradoras Vilmara Luíza Almeida Cabral – SEE/PB e PPGECEM/UEPB e Rogéria Gaudêncio do Rêgo – CCEN/DM.
Nas Oficinas foram abordados temas que vieram a ser discutidos por meio de situações-problemas através dos materiais didáticos, bem como os jogos matemáticos, desenvolvendo a construção da habilidade da ação docente, trazendo um novo pensar-fazer. Identificamos também a ampliação do conhecimento dos alunos em formação a respeito do conteúdo matemático, nem sempre explorado na sua formação básica.
Meses |
CRONOGRAMA DAS OFICINAS |
Responsáveis |
Julho |
Palestra: A Linguagem, a Matemática e a Linguagem Matemática: compreensão necessária para o contexto escolar Maria Alves de Azerêdo – DME/CE |
Maria Azerêdo e bolsista. |
Agosto |
Eixo Números e Operações (Sistema de Numeração) –
Eixo Números e Operações (Campo aditivo) |
- Profª Maria Azerêdo - Profª Maria Azerêdo |
Setembro |
Eixo Números e Operações (Campo multiplicativo)
Eixo Números e Operações (Frações e decimais) |
- Profª Vilmara Luíza Cabral - Profª Maria Azerêdo |
Outubro |
Eixo Números e Operações (Frações e decimais)
Eixo Grandezas e Medidas – Comprimento
|
- Profª Vilmara Luíza Cabral - Profª Maria Azerêdo |
Novembro |
Grandezas e medidas - Massa e Capacidade
Partilha de aprendizagens e experiências; avaliação e entrega de certificados. |
- Profª Rogéria Gaudencio do Rêgo Todos os participantes. |
Dezembro |
Período para avaliação interna da equipe e elaboração do RELATÓRIO FINAL |
|