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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33278
Tipo: Dissertação
Título: Agentes indígenas de saúde e educador popular na aldeia Alto do Tambá em Baía da Traição - PB
Autor(es): Silva, Antonio Carlos Souza da
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: A atuação do Agente Indígena de Saúde requer uma compreensão das práticas de saúde e da cultura indígena numa perspectiva dialógica e intercultural, de modo a não reproduzir modelos colonizadores sobre os povos indígenas. E exatamente por esta contextualização da educação no desenvolver desta profissão, surgiu o interesse pela Educação Popular, considerando a relação direta entre saberes e práticas populares de saúde com a realidade social da comunidade indígena Potiguara, na Paraíba, na aldeia Alto do Tambá, na qual o diálogo está atrelado a concepção educativa em prol da transformação da realidade do indivíduo. A educação popular com coletivos indígenas deve considerar a cultura secular com que crenças, hábitos, costumes e saberes tradicionais buscam preservar a vida indígena em permanente relação com o território e o meio ambiente, conflitando com saberes e práticas de saúde dos povos colonizadores. Um modelo de intervenção em saúde com comunidades indígenas requer uma revisão das práticas assimilacionistas que são interpostas aos saberes populares, sem considerar a história de saúde da comunidade, seus saberes e práticas. Uma perspectiva popular de saúde coletiva, por sua vez, pressupõe um diálogo intercultural em torno da saúde indígena, promovendo diálogos e compromissos conjuntos com a preservação da vida. Os Agentes Indígenas de Saúde têm suas funções bem definidas quando assumem o cargo, mas é preciso que estejam atentos ao que está ao redor, ao que a comunidade entende como necessidade. Sendo assim, direcionará o foco para a prevenção de doenças e a promoção da saúde voltadas à população indígena. Desta feita, nosso objetivo geral é analisar os princípios da Educação Popular eventualmente presentes no processo de comunicação e metodologia de ação dos Agentes Indígenas de Saúde da Aldeia Alto do Tambá, em Baía da Traição-PB, com a comunidade atendida. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: observação participante, registro fotográfico, entrevista semiestruturada e formulário do perfil socioeconômico. O método de análise utilizado, adota uma perspectiva de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por se tratar de uma realidade singular, uma vez que há uma aproximação dos Agentes Indígenas de Saúde, bem como da comunidade por eles atendida.Com isso, buscamos mostrar como a prática do Agente Indígena de Saúde expressa uma atuação em educação popular. Após percorrer esse trajeto pudemos concluir que Educação Popular é uma abordagem política que valoriza a participação das pessoas, a troca de conhecimentos, o diálogo e a conscientização como ferramentas para o empoderamento e a transformação social. Logo, é possível afirmar que existem princípios da educação popular no processo e metodologia da ação das Agentes Indígenas de Saúde da aldeia Alto do Tambá, a exemplo do diálogo, autonomia, amorososidade, respeito ao saber popular, estímulo a conscientização e mobilização popular, empoderando esse povo na luta pelo seus direitos.
Abstract: The work of the Indigenous Health Agent requires un understanding of health practices indigenous culture and from a dialogical and intercultural perspective, so as not to reproduce colonizing models about indigenous peoples. And precisely because of this contextualization of education in the development of this profession, I became interested in Popular Education, considering the direct relationship between popular health knowledge and practices and the social reality of the Potiguara indigenous community in Paraiba in the Alto do Tambá village, in which dialogue is linked to the educational concept in favor of transforming the individual's reality. Popular education with indigenous collectives must take into account the secular culture with which beliefs, habits, customs and traditional knowledge seek to preserve indigenous life in a permanent relationship with the territory and the environment, conflicting with the knowledge and health practices of colonizing peoples. A model of health intervention with indigenous communities requires a review of the assimilation’s practices that are imposed on popular knowledge, without considering the community's health history, knowledge and practices. A popular perspective on collective health, in turn, presupposes an intercultural dialog around indigenous health, promoting dialog and joint commitments to preserving life. The Indigenous Health Agents have their duties well defined when they take up their post, but they need to be aware of their surroundings, of what the community sees as its needs, so that they can focus on disease prevention and health promotion for the indigenous population. Thus, our general objective is to analyze the principles of Popular Education that may be present in the communication process and methodology of action of the Indigenous Health Agents of the Alto do Tambá Village, in Baía da Traição -PB, with the community they serve. The data collection instruments used is: participant observation, photographic record, semi-structured interview and socio-economic profile form. The method of analysis used adopts a qualitative approach, of the case study type, as this is a unique reality, since there is an approximation of the Indigenous Health Agents, as well as the community they serve. With this, we seek to show how the practice of the Indigenous Health Agent expresses an action in popular education. After traveling this path, we were able to conclude that Popular Education is a political approach that values people's participation, the exchange of knowledge, dialogue and awareness as tools for empowerment and social transformation. Thus, it is possible to affirm that there are principles of popular education in the process and methodology of the action of the Indigenous Health Agents of the Alto do Tambá village, such as dialogue, autonomy, lovingness, respect for popular knowledge, stimulating awareness and popular mobilization, empowering this people in the fight for their rights.
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Palavras-chave: Educação popular - Povos indígenas
Povos indígenas - Potiguar
Agente indígena de saúde
Indigenous Health Workers
Potiguara Indigenous
Popular People
Marane’ỹma Marãtekoareté
Abaeté Anama Potĩguara
Anama Porombo’esaba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33278
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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