Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33286
Tipo: Dissertação
Título: O enunciado da gestão educacional nas linhas de pesquisa Estudos Culturais em/da Educação dos PPGES da UFPB, ULBRA e UFRGS
Autor(es): Rodrigues, Krislânia Damascena
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: A gestão educacional abrange desde a definição de políticas e objetivos até a implementação de estratégias para alcançá-los e a avaliação dos resultados. Em forma de discurso, a gestão educacional também se mostra diversa. Situada na Linha de Pesquisa em Estudos Culturais da Educação – ECE, que têm sido aplicados para entender como a cultura é usada no processo educacional, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar o enunciado da gestão educacional nas Linhas de Pesquisa de ECE do Brasil. Justificando a pesquisa, na investigação sobre os temas e pesquisas que circulam entre os eventos da área dos ECE, foi possível constatar que o enunciado da gestão educacional não aparece nos títulos dos trabalhos e nas discussões, expondo uma provável lacuna da área. Especificamente, buscou-se mapear a produção acadêmica das linhas de pesquisa presentes nos repositórios institucionais da UFPB, ULBRA e UFRGS, identificar as produções que acionam o discurso da gestão educacional e descrever e analisar como o enunciado da gestão educacional está delineado nas linhas de ECE no Brasil. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e adotou a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), proposta por Michel Foucault (2000; 2008) em sua obra “Arqueologia do Saber”, como referencial teórico-metodológico. Para atingir os objetivos propostos, o estudo seguiu as seguintes etapas: primeiro, realização do mapeamento dos textos-fonte relacionados à pesquisa; em seguida, procedeu à escavação e à análise da zona do discurso, explorando os enunciados conforme a abordagem proposta por Alcântara e Carlos (2013). Um único trabalho foi encontrado, dentre as 333 produções das linhas de pesquisa ECE dos PPGEs da UFRGS, UFPB e ULBRA, de 2012 a 2022. Por meio da análise e da descrição realizadas da fonte, identificamos quatro séries enunciativas que, articuladas, tecem o enunciado da gestão educacional nas linhas de pesquisa, a saber: 1. série enunciativa da gestão escolar; 2. série enunciativa da gestão democrática; 3. série enunciativa da governamentalidade educacional e 4. série enunciativa da cultura escolar.
Abstract: Educational management ranges from defining policies and objectives, to implementing strategies to achieve them and evaluating results. In terms of discourse, educational management is also diverse. Located in the Research Line in Cultural Studies of Education - ECE, which have been applied to understand how culture is used in the educational process, this research has the general objective of analyzing the statement of educational management in the ECE Research Lines in Brazil. Justifying the research, in the investigation into the themes and research that circulate between events in the ECE area, it was possible to verify that the statement on educational management does not appear in the titles of the works and in the discussions, exposing a probable gap in the area. Specifically, we seek to map the academic production of the Lines of Research present in the institutional repositories of UFPB, ULBRA and UFRGS, identify the productions that trigger the discourse of educational management and describe and analyze how the statement of educational management is outlined in the lines of ECE in Brazil. This research is qualitative in nature and adopted the Archaeological Discourse Analysis (AAD) proposed by Michel Foucault (2000; 2008) in his work “Arqueologia do Saber” as a theoretical-methodological reference. To achieve the proposed objectives, the study followed the following steps: first, mapping the source texts related to the research; then proceeded to excavate and analyze the discourse area, exploring the statements according to the approach proposed by Alcântara and Carlos (2013). A single work was found, among the 333 productions of the ECE research lines of the PPGEs of UFRGS, UFPB and ULBRA, from 2012 to 2022. Through the analysis and description carried out from the source, we identified four enunciative series that, articulated, weave the statement of educational management in the lines of research, namely: 1. statement series of school management; 2. enunciative series of democratic management; 3. enunciative series of educational governmentality and 4. enunciative series of school culture.
Palavras-chave: Gestão educacional
Gestão democrática
Estudos Culturais em Educação - Linha de pesquisa
Discurso - Pós-graduação
Educational management
Democratic management
Cultural Studies in Education
Discourse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33286
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KrislâniaDamascenaRodrigues_Dissert.pdf637,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons