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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33273
Tipo: Dissertação
Título: O lidar de professores de matemática com o tema da educação sexual em uma escola pública de ensino médio no município de Macapá-AP
Autor(es): Pacheco, Mery Cristiane Batista
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Resumo: Discutir a Educação Sexual (ES) nas escolas tem sido um desafio. Embora este seja um conteúdo que precise ser trabalhado como um tema transversal em toda a Educação Básica, ele ainda é muito questionado e foi praticamente suprimido da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, alguns professores, principalmente aqueles ligados à matemática, eximem-se de abordá-lo. Diante deste contexto, delimitou-se, como objetivo geral desta pesquisa, analisar como os professores de matemática de uma escola pública de Ensino Médio de Macapá, no Amapá, lidam com a ES na condição de um tema transversal. Os objetivos específicos são: a. Identificar se a ES foi discutida na formação inicial e/ou continuada dos docentes; b. Conhecer as dificuldades que professores de matemática têm para abordar o assunto em suas aulas; c. Analisar o modo como conceitos ligados à ES foram trabalhados na formação inicial e/ou continuada. Como colaboradores desta pesquisa, foram selecionados quatro professores do componente curricular de matemática. Trata-se de uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa e de campo, constituindo assim uma natureza prática, de acordo com Flick (2009), Minayo (2004; 2007), Chizzotti(2010) e Fazenda (2010). Para o estudo dos dados, será utilizada a Análise do Conteúdo (AC), de Franco (2005). Como principais aportesteóricos, esta pesquisa dialoga com Cunha e Xavier (2009), Candau e Moreira (2003) e Marcelo (2017), além de também referir-se às legislações que balizam o Ensino Médio no Brasil. Já no que diz respeito à formação de professores, as principais referências aqui utilizadas são André (2016), Pimenta (1992, 2002), Libâneo (2006, 2010) e Freire (1987). No que tange à especificidade da formação docente em matemática, buscou-se o diálogo com D’Ambrósio (1996), Cyrino (2004), Cavalcante (2013) e também com os marcos legais que versam sobre a formação inicial e continuada de professores. Em relação à ES, constituem o aporte teórico Nunes (1987), Guimarães (1995), Ribeiro (1990), Werebe (1981) e Figueiró (2020). Os resultados obtidos evidenciam que os docentes de matemática não tiveram aulas de Educação Sexual nas formações inicial e continuada. Dos quatro docentes entrevistados, apenas um deles afirmou a possibilidade de trabalhar Educação Sexual nas aulas de matemática. Três educadores consideraram a Educação Sexual como competência da instituição escolar e dois docentes se consideraram preparados para lidar com a ES de forma transversal no currículo de matemática. Estes dados possibilitam afirmar a importância da ES ser trabalhada nos cursos de formação inicial e continuada dos professores de matemática, bem como nas aulas destes.
Abstract: Discussing Sex Education (SE) in schools has been a challenge. Although this is a content that needs to be addressed as a transversal theme throughout Basic Education, it is still highly questioned and has been practically suppressed from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Furthermore, some teachers, especially those connected to mathematics, exempt themselves from addressing it. Thus, the general objective of this research to analyze how mathematics teachers from a public high school in Macapá-AP deal with SE as a transversal theme. The specific objectives are: a. Identify if SE was discussed in the initial and/or continuing education of the teachers; b. Understand the difficulties that mathematics teachers have in addressing the subject in their classes; c. Analyze how concepts related to SE were addressed in initial and/or continuing education. Four mathematics teachers from the chosen school were selected as collaborators for this research. It is a research based on a qualitative and field approach, thus constituting a practical nature, according to Flick (2009), Minayo (2004; 2007), Chizzotti (2010), and Fazenda (2010). Content Analysis (CA) by Franco (2005) will be used for data study. As main theoretical contributions, this research dialogues with Cunha and Xavier (2009), Candau and Moreira (2003), and Marcelo (2017), and also refers to the legislations that guide High School in Brazil. Regarding teacher training, the main references used here are André (2016), Pimenta (1992, 2002), Libâneo (2006, 2010), and Freire (1987). Regarding the specificity of mathematics teacher training, dialogue was sought with D'Ambrosio (1996), Cyrino (2004), Cavalcante (2013), and also with the legal frameworks regarding initial and continuing teacher education. Regarding SE, Nunes (1987), Guimarães (1995), Ribeiro (1990), Werebe (1981), and Figueiró (2020) constitute the theoretical contribution. The results of the research show that mathematics teachers did not have classes on Sex Education in initial and continuing education. Of the four teachers interviewed, only one of them affirmed the possibility of working with Sex Education in mathematics classes. Three educators considered Sex Education as the school’s competence, and two teachers considered themselves prepared to deal with SE in a transversal manner in the mathematics curriculum. These data allow us to affirm the importance of SE being addressed in the initial and continuing education courses of mathematics teachers, as well as in their classes.
Palavras-chave: Educação sexual
Formação docente
Docente de matemática
Sex education
High school
Teacher training
Sexuality
Mathematics teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33273
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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